quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Novecentos

de Alessandro Baricco (Editora Rocco)

Um monólogo escrito para o teatro, transformado em conto, que é transformado em roteiro de cinema. Novecentos, de Alessandro Baricco (Editora Rocco), conta a história de uma lenda do mar. Na primeira metade do século XX, o navio a vapor Virginian fazia o caminho entre a Europa e os Estados Unidos. 

Um dia um bebê é encontrado sob um piano da primeira classe, e os funcionários do navio o acolhem e criam, dando-lhe o nome do ano em que nasceu: Novecentos. Ele cresce sem nunca desembarcar e todo o mundo que conhece é o mar, os passageiros e tripulantes e a vista do porto. No entanto, um talento inigualável para a música torna seu nome famoso. Novecentos vira uma lenda, é chamado de o melhor pianista do mundo. Quando toca, sua mente viaja para todos os lugares que gostaria de conhecer.
 
Gostei muito do livro, mas se ele tem um defeito é que ele é muito curto. Quando a história começa a engrenar, o livro termina. Então fica a dica, para quem conhece o filme, ou não conhece, que assista e leia para uma experiência completa. Uma história de fantasia, mas com uma sensibilidade que ultrapassa as barreiras da ficção.

O livro foi transformado em filme em 1998 pelo cineasta Giuseppe Tornatore, e numa versão estrelada por Tim Roth a história ganhou uma riqueza de detalhes impressionante.  A Lenda do Pianista do Mar (The Legend of 1900) é uma daquelas história raríssimas em que o filme consegue superar o livro. E isso acontece não porque o livro é ruim, mas sim porque o filme é sensacional. Aliás, não sei nem como este filme não fez mais sucesso, eu por exemplo não tinha ouvido falar, até um casal de amigos me recomendar.

Confira o trailer legendado:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena