segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Livros de filmes do Oscar 2016

Oi gente, tudo bem? Como vocês sabem, sou apaixonada por filmes e tento acompanhar de perto as grandes premiações. Todos os anos faço um esforço para assistir à maior quantidade possível de filmes que concorrem ao Oscar. No ano passado consegui fazer mini-reviews dos principais indicados, e neste ano estou assistindo a minha listinha e espero ter visto os principais até o dia da premiação.

Enquanto este dia não chega, que tal conferir os livros que deram origem à alguns dos filmes indicados ao prêmio em 2016?

Livro: O Regresso
Autor: Michael Punke
Editora: Intrínseca

Em 1823, os caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas desbravavam as terras inexploradas dos Estados Unidos, enfrentando diariamente o clima implacável, as feras selvagens e a ameaça constante de confronto com os índios, que defendiam suas terras da invasão dos homens brancos.
Em uma das missões da companhia, Hugh Glass, um dos melhores e mais experientes caçadores do grupo, fica frente a frente com um urso-cinzento, é atacado e termina gravemente ferido, claramente sem chances de sobreviver. Os homens que deveriam esperar sua morte e lhe oferecer um funeral apropriado o abandonam, levando consigo as armas e os suprimentos. Entre delírios, Glass os observa fugindo e é tomado por um único desejo: vingança. Uma determinação cega que o torna capaz de atravessar quase cinco mil quilômetros de terras intocadas e selvagens, fugindo de predadores, sobrevivendo à fome e à agonia dos ferimentos mais terríveis, a fim de concluir seu objetivo.
Inspirado em fatos reais e escrito em uma prosa arrebatadora, O Regresso é uma notável história de obsessão, um romance sobre um homem cuja vida foi ao mesmo tempo salva e condenada pela sede de vingança.

O filme foi dirigido por Alejandro González Iñarritu e estrelado por Leonardo DiCaprio, Tom Hardy e Domnhall Gleeson. Concorre a Melhor Filme, Melhor Ator com Leonardo DiCaprio, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som,  

Livro: Trumbo: A Vida do Roteirista Ganhador do Oscar Que Derrubou a Lista Negra de Hollywood
Autor: Bruce Cook
Editora: Intrínseca

Em 1947, o jornal The Hollywood Reporter divulgou uma série de nomes de vários profissionais do cinema americano supostamente envolvidos com o comunismo. Dez pessoas foram intimadas pelo Congresso a depor no Comitê de Atividades Antiamericanas – um grupo depois conhecido como os “Dez de Hollywood” –, e o roteirista Dalton Trumbo era seu principal nome.

Radical à própria maneira, franco e irônico, membro do Partido Comunista, Trumbo recusou-se a entregar qualquer informação. Foi julgado, declarado culpado por desacato ao Congresso e preso, em 1950.  Trumbo é uma biografia franca de uma figura exuberante, que esteve no epicentro de um dos períodos mais tumultuados da história americana recente. Apesar da notoriedade como escritor e do apogeu como o mais bem pago roteirista de sua época, criador de épicos como A princesa e o plebeu, Exodus, Spartacus e Papillon, nenhuma das criações de Dalton Trumbo é capaz de rivalizar com sua própria história.

O filme foi dirigido por Jay Roach e estrelado por Bryan Cranston, Diane Lane, Louis C.K., Dean O'Gorman, Helen Mirren e John Goodman. Concorre a Melhor Ator com Bryan Cranston.

Livro: Uma Ponte Entre Espiões: O Caso do Coronel Rudolf Abel e de Francis Gary Powers
Autor: James B. Donovan
Editora: Record

Ao mesmo tempo um drama processual noir e um brilhante estudo psicológico, Uma ponte entre espiões é o envolvente e fascinante relato do maior caso de espionagem de uma geração.

Na manhã de 10 de fevereiro de 1962, James B. Donovan começou a percorrer a ponte Glienicke, a famosa “ponte dos espiões”, que na época ligava Berlim Oriental à Ocidental. Com ele, caminhava Rudolf Ivanovich Abel, durante anos chefe da espionagem soviética nos Estados Unidos. Do outro lado estava Francis Gary Powers, o piloto americano do U-2 abatido pelos soviéticos. Duas pessoas que não se conheciam, representantes de mundos opostos.

Neste livro, Donovan conta como negociou a troca e defendeu Abel em todos os estágios de seu julgamento. Abel foi o mais talentoso, misterioso e eficiente espião de sua época. Seu julgamento, que começou em um tribunal distrital do Brooklyn e terminou na Suprema Corte dos Estados Unidos, revelou os métodos e os êxitos da espionagem soviética. 


O filme foi dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks, concorre a Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante com Mark Rylance, Melhor Roteiro Original, Trilha Sonora, Direção de Arte e Mixagem de Som.

Livro: Carol
Autora: Patricia Highsmith
Editora: L&PM

Therese Belivet vê Carol Aird pela primeira vez em uma loja de departamentos de Nova York, onde trabalha como vendedora. Carol está escolhendo um presente de Natal para a filha e resplandece numa aura de perfeita elegância. Observando-a do balcão, Therese está inteiramente despreparada para o choque de uma epifania erótica e para um amor que será imediatamente condenado por todos. Pois a vida de dona de casa suburbana de Carol é tão imbecilizante quanto o emprego de Therese, e ambas partem para uma jornada sem volta.

Segundo romance de Patricia Highsmith a ser publicado, esta história de obsessão e libertação sexual é um dos mais importantes romances de língua inglesa do século XX, embora ainda não totalmente reconhecido. Trata-se claramente do primeiro livro de prestígio a abordar o lesbianismo com certa naturalidade, sob uma atmosfera de suspense que caracteri­za todos os trabalhos da autora, mas também com direito a diálogos francos, um humor emotivo e personagens enternecedores.


O filme foi dirigido por Todd Haynes e estrelado por Cate Blanchett e Rooney Mara. Foi indicado a Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.
 
Livro: A Jogada do Século - The Big Short: Os bastidores do colapso financeiro de 2008
Autor: Michael Lewis
Editora: Best Business

Wall Street afundou a economia global em uma das maiores recessões econômicas das últimas décadas. A crise mundial de 2008 teve início nas hipotecas subprime – um sistema de dívidas lastreadas praticado pelas principais instituições do mercado. É por dentro da maior bolsa de valores do mundo que o autor Michael Lewis conta em A jogada do século como operadores irresponsáveis deram início à grande crise. Elogiado pela crítica especializada, este aguardado título chega às livrarias para explicar como se deu a quebra do outrora poderoso mercado imobiliário norte-americano.

O filme foi dirigido por Adam McKay e estrelado por Brad Pitt, Ryan Gosling, Steve Carell e Christian Bale. O filme concorre a Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.
Livro: A Garota Dinamarquesa
Autor: David Ebershoff
Editora: Rocco

A garota dinamarquesa reconstrói a história de Lily Elbe, talvez a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de redesignação sexual (ou “mudança de sexo”). Vivendo até a meia-idade como Einar, um pintor dinamarquês na Europa dos anos 1920 e 1930, ela teve a sorte de contar não apenas com um médico pioneiro, mas com uma mulher brilhante, generosa e apaixonada, sua própria esposa, Greta, para encontrar sua verdadeira identidade. Num momento em que as questões de gênero estão cada vez mais em voga, o aclamado romance de David Ebershoff, que volta às prateleiras com novo projeto gráfico, capa com o pôster do filme e posfácio assinado pelo autor, é um livro delicado e envolvente e uma leitura necessária nos dias atuais. 

O filme foi dirigido por Tom Hopper e estrelado por Alicia Vikander, Eddie Redmayne, Matthias Schonaerts, Ben Whishaw e Amber Heard. O filme foi indicado a Melhor Ator, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.

Livro: Brooklyn
Autor: Colm Tóibín
Editora: Companhia das Letras

No início dos anos 1950, a Irlanda não oferece futuro para jovens como Eilis Lacey. Sem encontrar emprego, ela vive na pequena Enniscorthy com a mãe viúva e a irmã Rose. Mas eis que o padre Flood lhe faz uma oferta de trabalho e moradia no Brooklyn, Estados Unidos. De início apavorada com a ideia de sair do ninho familiar, ela acaba partindo rumo à América. Triste e solitária em seu novo mundo, a tímida Eilis acaba por estabelecer uma rotina de trabalho diurno e estudo noturno na faculdade de contabilidade. No baile semanal da paróquia, conhece um jovem de origem italiana que aos poucos entra em sua vida. Mas quando começa a se sentir mais livre e segura, Eilis é obrigada a voltar, por algumas semanas, para Enniscorthy. E ali ela se vê, mais uma vez, diante de uma escolha que poderá modificar sua vida. 

O filme foi dirigido por John Crowley e estrelado por Saoirse Ronan, Emory Cohen e Domnhall Gleeson. Concorre a Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado.
Livro: Perdido em Marte
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro

Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate.

Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico – e um senso de humor inabalável –, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.


O filme foi dirigido por Ridley Scott e estrelado por Matt Damon, Jessica Chastain, Sebastian Stan, Chiwetel Ejiofor, Kate Mara e Michael Peña. Concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som

Livro: Quarto
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.

O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.


O filme foi dirigido por Lenny Abrahamson e estrelado por Brie Larson e Jacob Tremblay. Concorre a Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Livro: Steve Jobs: A Biografia
Autor: Walter Isaacson
Editora: Companhia das Letras

O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos - e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital. Numa época em que as sociedades de todo o mundo tentam construir uma economia da era digital, Jobs se destaca como o símbolo máximo da criatividade e da imaginação aplicada à prática. Embora tenha cooperado com esta obra, Jobs não pediu nenhum tipo de controle sobre o conteúdo, nem mesmo o direito de lê-lo antes de ser publicado. Não estabeleceu nenhum limite: pelo contrário, incentivou seus conhecidos a falarem com franqueza.  

O filme foi dirigido por Danny Boyle e estrelado por Michael Fassbender, Kate Winslet, Seth Rogen e Jeff Daniels. Concorre a Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante.

Livro: Star Wars - The Force Awakens Novelization
Autor: Alan Dean Foster
Editora: Lucas Books

Mais de trinta anos atrás, Star Wars estourou na tela grande e se tornou um fenômeno cultural. Agora as próximas aventuras nesta saga de sucesso estão prestes a cativar os fãs novos e antigos - começando com o altamente antecipado Star Wars: O Despertar da Força. E junto com a estreia cinematográfica vem a nova adaptação emocionante pelo autor best-seller do New York Times e mestre de ficção científica Alan Dean Foster.

O filme dirigido por J.J. Abrams é estrelado por Oscar Isaac, Daisy Ridley, John Boyega, Harrison Ford, Adam Driver e Carrie Fisher. Concorre nas categorias Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena