quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O Que Me Faz Pular

de Naoki Higashida (Editora Intrínseca)

Uma imagem esclarecedora do autismo, o livro O Que Me Faz Pular (Editora Intrínseca), foi escrito pelo japonês Naoki Higashida quando ele tinha apenas 13 anos de idade. Um feito impressionante de qualquer forma, mas ainda mais quando se conhece a história do autor. Higashida sofre de autismo severo, condição que o impede de se comunicar verbalmente.


Se expressando através do uso de letras em uma cartela de papelão, ele escreveu este livro respondendo perguntas. Cada questão é uma dúvida recorrente sobre o autismo e sobre os autistas, e o jovem autor explica com muita paciência e sensibilidade cada aspecto da síndrome e de sua vida cotidiana.


Espanta a rica escolha de palavras, e a maneira poética de se expressar, de uma pessoa que muitas vezes é considerada incomunicável pela sociedade, a quem falta a paciência e a sensibilidade que Naoki Higashida expressa vastamente. O comportamento do autista pode ser desconcertante para quem não está familiarizado, mas este livro prova que nenhum autista escolhe o isolamento. Muito pelo contrário, eles desejam fazer parte destas interações sociais que para nós são tão fáceis.

Um livro simples, e de leitura rápida, mas com um significado gigantesco. O Que Me Faz Pular é leitura obrigatória para quem convive com crianças autistas, e um texto muito interessante para qualquer pessoa que tem o desejo de conhecer melhor este distúrbio neurológico. 



Além do texto impressionante, O Que Me Faz Pular tem um trabalho gráfico caprichoso (como sempre é, o da Editora Intrínseca). A capa ficou linda, e o livro tem várias ilustrações internas que também são muito charmosas.
 
Com base na introdução deste livro, feita pelo escritor David Mitchell, eu fiz um documentário de rádio sobre o autismo, em que entrevistei pais e familiares e autistas daqui da minha região, onde a Associação Luz Azul faz um excelente trabalho.  Para conhecer mais acesse o Facebook deles. 

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena