quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O mercado da venda direta de livros e sua importância no atual cenário editorial


O mercado editorial brasileiro atualmente passa por uma retração significativa que tem afetado diretamente as maiores redes de livrarias do país, reflexo da crise econômica que afeta o Brasil nos últimos anos. E apesar desse cenário que assusta, o mercado da venda direta de livros tem conseguido se manter firme.

É nesse cenário que uma das instituições mais tradicionais no mercado livreiro, a ABDL – Associação Brasileira da Difusa do livro – começou a desenvolver um trabalho de capacitação e incentivo da venda direta de livros. Hoje a associação além de incentivar e apoiar feiras de livros e de negócios, também capacita profissionais que querem ingressar no mercado livreiro nesse segmento, um dos que mais contrata vendedores no Brasil.

“O papel que a ABDL representa hoje no mercado da venda direta é fundamental não só para os associados, mas também para os leitores. Criar canais acessíveis para que os livros cheguem aos lugares mais distantes do nosso país, desenvolver o hábito da leitura e o amor pelos livros é a nossa maior meta”, declara Leandro Carvalho, presidente da associação.

O segmento da venda direta de livros tem levado a cultura, o conhecimento e o mundo mágico dos livros para os confins do Brasil, oferecendo às cidades pequenas, em sua maioria nas regiões Norte e Nordeste, o acesso à cultura. Cidades onde muitas vezes o mercado tradicional de venda, ou seja, as livrarias, não estão, é o vendedor de livros porta a porta que leva o conhecimento.

“Mais do que vender o produto livro, o vendedor direto leva o sonho, a criatividade, um mundo novo que torna a vida de cada uma dessas pessoas melhor. Esse profissional leva para a casa das pessoas uma porta para o universo maravilhoso do conhecimento, e isso, não tem preço!”

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