segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Cristal Muniz reúne em livro dicas para viver Uma vida sem lixo


Em 2015, a catarinense Cristal Muniz resolveu que não iria produzir mais lixo, ou pelo menos reduzir significativamente sua quantidade, incluindo os recicláveis. Em Uma vida sem lixo, lançamento da Editora Alaúde, ela compartilha tudo o que aprendeu desde que tomou essa decisão, dando dicas de como produzir a menor quantidade de lixo possível em casa – e de como levar esse hábito para fora dela também. 

Na introdução, Cristal explica o impacto do nosso estilo de vida no planeta e por que só separar o lixo reciclável não é o suficiente. Também faz um exercício para que o leitor reflita sobre o tipo de lixo que mais produz. A hora de colocar a mão na massa e começar as mudanças já aparece no primeiro capítulo, Cozinha, no qual há instruções de como construir a sua própria composteira para o lixo orgânico, receitas simples para aproveitar os ingredientes ao máximo, dicas de como comprar alimentos a granel e instruções de como começar sua própria horta em casa.

Já no Banheiro, a autora destaca os ingredientes tóxicos dos cosméticos tradicionais, ensinando receitas para se fazer os próprios cosméticos e mais dicas para uma higiene e saúde mais naturais e com menos produção de lixo. No capítulo da Área de serviço, Cristal explica como dá para manter a casa inteira limpa e até lavar louça e roupa usando apenas três ingredientes – e o melhor, sem gastar muito. Também dá dicas de como cuidar da alimentação e da saúde dos animais de estimação sem descuidar do planeta. Por fim, os capítulos Guarda-roupa e Escritório ensinam a construir um armário sustentável e a diminuir a papelada em casa, respectivamente.

Por fim, mas não menos importante, o capítulo Saindo de casa ensina tudo o que você precisa saber para levar esse estilo de vida para as ruas e como começar a conscientizar mais pessoas e cobrar políticas públicas sobre a questão do lixo para as entidades responsáveis da sua cidade. 

O livro é um guia prático e inspirador, recheado de dicas para quem quer adotar uma vida mais consciente. Após ler toda a obra, o leitor terá o conhecimento e as ferramentas necessárias para escolher quais mudanças fazem mais sentido em sua vida, lembrando que qualquer pequena mudança já é um enorme passo para ajudar o planeta.

Sobre a Autora

Inspirada pela blogueira americana Lauren Singer, do blog Trash is for Tossers, que consegue guardar todo o lixo produzido em anos em um pote de vidro pequeno, a designer catarinense Cristal Muniz decidiu tentar reproduzir o feito no Brasil. Em 2015, ela criou o blog Um ano sem lixo para registrar seu período de transição de uma “vida normal” para uma com zero – ou quase zero – produção de lixo.

A ideia era registrar o processo de mudança de hábitos e a busca por métodos alternativos para viver produzindo a menor quantidade de resíduo possível, mesmo vivendo em uma cidade como Florianópolis. Para conseguir o feito, ela eliminou os produtos descartáveis, procurando sempre alternativas duradouras, e diminuiu o consumo de produtos que precisam de embalagem, passando a consumir alimentos a granel e orgânicos. A partir disso, começar a produzir seus próprios cosméticos e produtos de limpeza foi um simples passo, derivado da preocupação em consumir produtos de empresas responsáveis, veganos, sem ou com o mínimo de químicas possível. 

Atualmente o trabalho extrapolou as páginas de seu próprio blog e agora Cristal se dedica a divulgar a causa nas reportagens e palestras em que participa, em sua colaboração em outros blogs e nos workshops de confecção de cosméticos naturais e sem lixo que ministra por todo o país.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena