quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

de Ron Hansen (Editora Novo Conceito)

O título é tão grande que conta a história do livro, alguns diriam que é spoiler, mas ninguém pode me culpar se foi o autor quem decidiu assim. E convenhamos, ele deve ter tido um bom motivo, porque absolutamente NÃO é spoiler, o livro é muito mais. É fruto de uma extensa pesquisa sobre as vidas de Jesse James, Robert Ford e todos os personagens relevantes, as datas, e locais são históricos, mas os sentimentos e diálogos são ficcionais. As linhas de realidade e invenção estão tão intrincadas que há momentos em que parei me perguntei se será que ele tinha dito aquilo mesmo?
Jesse James se tornou ainda jovem o criminoso mais procurado dos EUA na segunda metade do século XIX, sua gangue (que teve duas formações principais) assaltava trens, e bancos roubando as pessoas que estivessem presentes, acumulando fortunas. O próprio Jesse James afirmava ter cometido 17 assassinatos, mas dizia que todos mereceram. Com 34 anos Jesse está casado com Zee sua prima, e já tem um casal de filhos, qaundo Robert Ford, apresentado a Jesse por seu irmão Charley Ford entra para o grupo de assaltantes. Robert tem uma personalidade incomum, foi bem criado e desde criança nutriu uma adoração por Jesse James, com livros e recortes de jornais. Ele se divide entre um sentimento de querer estar ao lado do bandido, e de substituí-lo, ultrapassá-lo. A recompensa para aquele que capturar James vivo ou morto é uma das maiores pagas na época, e a ambição faz com que centenas vivam à sua caça.
O filme baseado no livro é de 2007 e foi dirigido por Andrew Dominik e estrelado por Brad Pitt e Casey Affleck nos papéis dos protagonistas. Como o livro foi lançado no Brasil na mesma época tem a capa do filme, com a foto dos atores. Ainda não assisti mas me parece ser bem fiel ao livro, e as fisionomias dos atores principais lembram os personagens reais.
Ron Hansen escreve com uma base muito sólida de pesquisa, mas de uma maneira bastante litarária. Sua ficção histórica oscila entre o western clássico, o drama e o suspense. Pedi à Editora Novo Conceito que me mandasse este livro por que a história me interessou e não me arrependi, é um livro muito bom e que por incrível que pareça, mesmo que o título conte o que acontece traz muitas surpresas.

Trailer:

7 comentários:

Luana Rodrigues Farias disse...

Bah nem sabia que tinha um livro eu já ouvi falar do filme mas nem cheguei a ver sabe? Mas adorei, boa sorte na promo viu?

Bjs

Paola Severo disse...

Boa sorte pra você que está concorrendo!

Leninha Sempre Romântica disse...

Adorei a capa e o mote do livro.
Fiquei super com vontade de ler, ainda mais com o brad na capa para inspirar, kkkk

Sua resenha dá aquela vontade de ter logo o livro em mãos para ler.
Adorei!

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Não conhecia esse livro, mas fiquei interessada, sua resenha ficou ótima flor....parabéns...e claro estou participando do sorteio...\o/...beijokas elis!!!!!!

Flor se você colocar o gadget seguir por e-mail me avisa, pois ai fica mais fácil acompanhar suas postagens...te mais!!

A Magia Real

Suzana Sabino disse...

Já estou louca por esse livro. Desde que vi somente o título dele no final de um livro da Editora que tenho aqui em casa, já me interessei.
Adorei saber que é baseado em fatos reais. Me deixou ainda mais empolgada. :)
Com certeza vou ler e após a leitura ver o filme. *-*

Rég15 disse...

Intrigante, possuiu suspense e mistério, mto bom.

Rég15 disse...

E o filme também quero ver.
@R3g1us

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena