quarta-feira, 25 de abril de 2018

As ferramentas necessárias para a conquista da saúde plena


No lançamento Você é a sua cura, da Editora Alaúde, Deepak Chopra se alia mais uma vez ao renomado médico Rudolph Tanzi (mesma parceria que deu origem às obras Supercérebro e Supergenes) para promover a importância de uma abordagem holística da saúde, de uma medicina mais preventiva do que curativa e do papel fundamental que cada um tem no próprio bem-estar. 

O que os autores defendem é que o corpo é sábio e consegue se curar sozinho se receber as ferramentas adequadas, já que a imunidade – a defesa do organismo contra ameaças invasoras – está centrada no indivíduo. Chopra e Tanzi introduzem a figura do “curador de si mesmo”, uma postura na qual o paciente deixa de receber tratamentos de forma passiva, mas percebe que é necessário trabalhar ativamente para melhorar e manter sua saúde todos os dias. 

Com isso, os autores dão as ferramentas necessárias para que os leitores tornem-se protagonistas da própria saúde e mantenedores da própria imunidade, no lugar de só prestar atenção somente quando ela desaparece e surge a doença. 

Todos esses ensinamentos, que passam por questões pontuais como gerenciamento do estresse e preocupação com o sono, a alimentação e a saúde emocional, estão na primeira parte do livro (A jornada da saúde). 

Já a segunda parte (Cure-se já) é mais prática: trata-se de um plano de ação contínuo dividido em sete frentes: 
1) dieta anti-inflamatória; 
2) redução do estresse; 
3) antienvelhecimento; 
4) Levantar-se, caminhar, repousar, dormir; 
5) Crenças básicas; 
6) Não esforço e 
7) Evolução. 

A proposta é que a cada dia da semana o leitor se concentre em um aspecto diferente da saúde, introduzindo um hábito positivo e abandonando um hábito negativo, nem que seja por só um dia. 

De caráter muito prático, o livro ainda traz relatos de pacientes reais, exercícios e testes para o leitor refletir sobre o estado físico e emocional de sua saúde e se inspirar a despertar o seu próprio poder de cura.

Sobre os autores 

Deepak Chopra é doutor em medicina, membro da American College of Physicians, fundador do Chopra Foundation e cofundador do Chopra Center for Wellbeing. Trabalha como professor adjunto da Kellogg School of Management da Northwestern University; professor adjunto da Columbia Business School, Columbia University; professor assistente clínico do Family and Preventive Medicine Department da University of California, San Diego; da Health Sciences faculty da Walt Disney Imagineering; e como cientista senior da Gallup Organization.

Rudolph E. Tanzi é professor de neurologia e catedrático da cadeira de neurologia Joseph P. e Rose F. Kennedy da Harvard University. Trabalha como vice-diretor de neurologia e diretor da unidade de pesquisa em genética e envelhecimento do Massachusetts General Hospital. Está desenvolvendo novas terapias para o tratamento e a prevenção da doença de Alzheimer com base em suas descobertas genéticas. Em parceria com o dr. Deepak Chopra, já escreveu os best-seller Supercérebro e Supergenes.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena