sexta-feira, 1 de março de 2019

Quer saber como Van Gogh realmente morreu?

Leia Van Gogh: A vida, de Steven Naifeh e Gregory White Smith. O e-book está com 25% de desconto até o dia 22 de fevereiro e, para os leitores que aguardam a nova tiragem da edição física, a nova reimpressão estará disponível até o fim do mês.

Steven Naifeh e Gregory White Smith apresentam nesta monumental reconstituição biográfica uma visão ao mesmo tempo erudita e apaixonada sobre o artista holandês. Os autores, responsáveis por uma biografia de Jackson Pollock, esmiúçam o conturbado relacionamento com os pais, a amizade com o irmão Theo, a relação intensa com a religião, a errância entre diversas cidades, a vida sexual desregrada, o fracasso em vender suas obras, a amizade conturbada com Paul Gauguin, a loucura, a orelha mutilada - e sugere uma explicação surpreendente para o suposto suicídio. 

O livro é complementado pelo site www.vangoghbiography.com (em inglês), com notas bibliográficas e vasto material iconográfico.

Também está em cartaz nos cinemas o filme Van Gogh - No portal da eternidade, dirigido por Julian Schnabel e estrelado por Willem Dafoe, que concorre a um Oscar de Melhor Ator pelo papel de Van Gogh.

Apesar de não ser uma adaptação direta da obra, é possível perceber semelhanças com a pesquisa de Naifeh e Smith no longa:

Nas aldeias de Arles e Auvers-sur-Oise, onde se refugiou para escapar das pressões de Paris, o pintor Vincent van Gogh é tratado gentilmente por alguns e brutalmente por outros. Madame Ginoux, proprietária do restaurante local, tem pena de sua pobreza e lhe dá um livro de contabilidade, que ele preenche com desenhos. Seu amigo e artista Paul Gauguin, após uma convivência intensa, se afasta. Seu amado irmão e negociante de arte, Theo, é inabalável em seu apoio, mas nunca consegue vender uma única pintura de Vincent. Premiado no Festival de Veneza. 

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena