terça-feira, 10 de setembro de 2013

Parceria + Entrevista com o Autor Thiago Fernandes

Então gente, hoje venho contar pra vocês sobre a nova parceria do blog, com o autor Thiago Fernandes, que está lançando seu livro Sob Uma Lua de Sangue, você pode conhecer um pouquinho da história aqui. Eu fiz uma entrevista com ele por e-mail pra que vocês possam conhecer um pouco do trabalho do autor.


1. Quem é o Thiago?
Definir a si mesmo é a coisa mais complexa do mundo, né? Não por aquela baboseira de "quem se define se limita", mas porque definir-se significa olhar pra dentro de si. E não tem coisa mais assustadora do que isso, tem? Bom, vamos lá: o Thiago é um cara que passa mais tempo imaginando roteiros e cenas de livro do que pensando na vida real. Algumas pessoas andam nas ruas pensando em músicas, eu ando por aí imaginando roteiros e criando cenas na minha cabeça. 

2. Sempre quis ser escritor? Tem outra profissão?
 No dia a dia, sou produtor editorial; além de escrever reviews de jogos e trabalhar em alguns projetos que visam o uso de RPG e games para a educação nas escolas. Infelizmente (ou felizmente) o mercado editorial não é tão fácil assim e poucos são os que realmente podem dizer que têm a escrita como meio de vida.

3.  De onde veio a inspiração para escrever o livro?
Sob uma lua de sangue começou como uma série de contos que eu escrevia para um site. Com o tempo, vi que todos os contos se passavam no mesmo ambiente, no mesmo "mundo". Eu criei um pequeno mundo sem perceber. Os leitores foram gostando - talvez pelo clima pós-apocalíptico da coisa - e pediam mais e mais contos; quando me dei conta, já tinha metade do livro escrito. Não foi planejado. Eu não criei um livro. Eu criei personagens - eles criaram vida e me obrigaram a escrever o livro.

4. Teve dificuldades para publicar?
 Sim e não. Passei por várias editoras que gostaram do livro, mas não me dei bem com nenhuma. Algumas queriam censurar umas partes, outras queriam mudar o foco da história para que ela "vendesse mais" e umas poucas queriam ajuda financeira - houve até uma que queriam me publicar apenas se eu comprasse "x" cópias do livro. Isso não é legal, escritores não devem se vender assim. Meus leitores não merecem uma história programada pra vender. Não foi assim que o livro nasceu e não vai ser assim que ele vai criar vida. Então, teria sido fácil, se eu concordasse com as propostas das editoras que entraram em contato comigo. Assim, acabei conversando com o Alê (@O_RPGista), o fundador da RPG Vale - um blog onde sou editor, e concordamos em criar uma publicação independente, lançando o meu livro pela RPG Vale. Isso permite que os leitores possam curtir a história sem censuras bobas e, se alguma editora se interessar, estamos sempre abertos, é claro!

5. Alguma dica para quem quer ser escritor?
 Escreva. Escreva. Quando a sua mão cair, use a outra e escreva mais um pouco. Não se vendam. Pode parecer encantador pagar "x" reais ou comprar "x" exemplares para ser publicado, mas você precisa lembrar que o seu livro é o seu trabalho. E quem diabos quer pagar para trabalhar?

6. Projetos para o futuro?
Vamos ver o que os leitores acham de Sob uma lua de sangue, né? Atualmente estou trabalhando em uma série de contos para kindles, que vou lançar pela Amazon. Fãs de literatura fantástica nacional podem esperar uma boa quantidade de produções no mundo do suspense/horror psicológico e sobrenatural.

Quem quiser conhecer mais do autor: 
http://www.skoob.com.br/autor/2445-thiago-fernandes

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena