Viver é uma arte que se aprende. E isso quer dizer basicamente duas coisas. A primeira é que, diferente dos animais, que aparentemente nascem com um software autoexecutável que faz que o gato seja gato, o ser humano precisa aprender a ser humano. Precisa ser ensinado, precisa ser educado, ser cuidado até que consiga andar com as próprias pernas. Viver segundo a própria consciência. Agir de maneira autônoma. Ninguém nasce sabendo ser gente. A gente vai se tornando humano. Vai se fazendo gente, enquanto a gente vive.
A segunda coisa é que assim como não está determinado que tipo de gente você será quando crescer, também não está definido de antemão o caminho que você percorrerá ao longo dos seus dias. É bem verdade que os acontecimentos, e muitos fatos da sua vida, não dependem de você. Mas também é verdade que todos os dias você precisa fazer escolhas, tomar decisões, e essa é uma responsabilidade e um privilégio seu.
Então, você precisa aprender a ser gente, e precisa aprender a tomar decisões. E é nisto que consiste a nossa liberdade: nossa prerrogativa de decidir que tipo de gente queremos ser quando crescermos, e decidir que caminho vamos percorrer enquanto trilhamos a nossa saga pela vida. Viver é uma arte que se aprende.
(Trecho do livro "Sobre/Viver, escrito por Ed René Kivitz)
No
livro "Sobre/Viver", Ed René, teólogo e mestre em Ciências da Religião,
compartilha insights acerca dos provérbios bíblicos em um devocional
inspirador. Por meio da obra, o leitor é contemplado durante todos os
dias do ano com uma mensagem edificante.
0 comentários:
Postar um comentário