sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

As primeiras HQs brasileiras estão disponíveis gratuitamente no Social Comics


Desde 2002, o Senado Federal passou a disponibilizar ao público conteúdos digitais de obras clássicas que constituem referência histórica e auxiliem os leitores a conhecerem melhor o Brasil. Agora, com o objetivo de popularizar ainda mais esse acesso, o Órgão anuncia parceria com o Social Comics para leitura online dos primeiros quadrinhos brasileiros, que fazem parte de seu acervo editorial. Com isso, os clássicos O Guarani, Nhô-Quim e O Tico-Tico podem ser lidos gratuitamente por todos os usuários do aplicativo, até mesmo os não assinantes.

A versão em quadrinhos do romance O Guarani, de José de Alencar, foi publicada originalmente em 1937 e recebeu ilustrações do historiador de arte F. Acquarone. No Social Comics, os leitores têm acesso ao volume 235 com 122 páginas.

Já Nhô-Quim é considerada a primeira HQ brasileira e uma das antigas do mundo. Foi publicada na revista Vida Fluminense em 30 de janeiro de 1869 e contava as aventuras de um caipira vivendo na cidade grande. As histórias eram divididas em capítulos nas páginas centrais da revista e o Senado recuperou alguns desses conteúdos que agora estão disponíveis no Social Comics.

O Tico-Tico foi a revista responsável pela publicação do primeiro herói nacional dos quadrinhos infantis, o Juquinha, no dia 14 de fevereiro de 1906. Seu idealizador, José Carlos de Brito e Cunha, o J. Carlos, também foi o criador do primeiro afro-brasileiro dos quadrinhos, o Giby, companheiro do Juquinha. De tão marcante, o nome virou sinônimo de revista em quadrinhos no Brasil. Com pesquisa e texto de Athos Eichler Cardoso, o Conselho Editorial do Senado lançou o livro "Memórias d'O Tico-Tico - Juquinha, Giby e Miss Schocking", que reúne as primeiras experiências gráficas de J. Carlos (1884-1950) na revista. A publicação contou com projeto gráfico e capa de Josias Wanzeller da Silva, que retocou todas as imagens e trabalhou também na restauração e diagramação da obra que entra agora no catálogo da plataforma de streaming de quadrinhos.



Todos os materiais do Senado apresentam matérias especiais e conteúdos extras sobre a importância histórica de cada um deles.

O Social Comics é um serviço de streaming de quadrinhos com um conceito similar à Netflix. É a maior plataforma do gênero na América Latina e já possui mais de 5000 quadrinhos para todas as idades disponíveis em seu catálogo. Há um mês, anunciou sua fase 3.0, onde apresenta inovações na experiência do usuário e traz importantes mudanças, como criar uma conta grátis, que dá acesso a navegação pela plataforma e a leitura de várias edições, novos planos de assinatura e o perfil Kids, com acesso conforme a faixa etária, além de conteúdos inéditos e exclusivos, como esses do Senado.

O acervo da plataforma é feito por material de autores independentes e também das maiores editoras do país, com conteúdos como Turma da Mônica, Disney/Pixar, The Walking Dead, Valiant, Estranhos no Paraíso, 10 Pãezinhos, entre muitos outros. O valor das assinaturas é a partir de R$ 14,90.

Para saber mais, acesse o site oficial e baixe o Social Comics: Google Play / Apple Store

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena