segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Quebrando tabus: o (verdadeiro) erotismo feminino

O quadro é muito conhecido. De autoria do artista espanhol Diego Velázquez, a pintura “Vênus ao espelho” é a única de nu feminino feita por ele. Esmiuçando detalhes da anatomia humana, a deusa do amor, fertilidade e beleza foi retratada sem acessórios, joias e outras tantas simbologias tão presentes em obras de arte. A Vênus de Velázquez aparece nua, olhando a si mesma, se aprofundando em sua própria natureza. Se amando.

E é esse o intuito que a ginecologista e obstetra, Cristiane Schneckenberg estimula em seus leitores e leitoras no livro Um espelho para Vênus. Uma descoberta sobre a própria sexualidade, prazeres e excitações. Narrando através dos olhos da personagem, a também médica Dr. Sara, a autora apresenta situações inspiradas em casos da vida real.

O que fazer quando a mulher não se sente excitada? As fantasias sexuais devem ser condenadas ou exaltadas? Filmes e livros pornográficos seriam uma nova forma de atiçar o desejo das mulheres? Como uma mulher sabe que atingiu o clímax, se nunca o fez antes? Afinal, os seres humanos são mono ou poligâmicos?

Na história, casos de disfunções sexuais femininas são exemplificados. Desde mulheres que tinham problemas físicos para sentir prazer, ao desconhecimento de muitas sobre como se auto estimular. Seja pela censura imposta na sociedade atual sobre o corpo feminino, ou a implícita vergonha e repressão induzidas nas mulheres desde a mais tenra idade. Preconceitos, estigmas e mentiras precisam cair, e o conhecimento sobre o próprio corpo é uma questão de saúde, muito bem exemplificada na narrativa.

Toda essa consciência técnica sobre o corpo e o prazer feminino são belíssimamente envoltas em um delicado romance. É a busca da Dra. Sara pelo seu próprio erotismo, autoestima e sexualidade, saindo de um protagonismo submisso com o namorado Miguel, para poder, enfim, chegar a um melhor entendimento do amor que sente e a descoberta de uma faceta erótica a qual nunca pensou possuir.

Um espelho para Vênus é uma obra que auxilia no entendimento do, ainda indecifrável, pensamento feminino. Uma visão sobre o amor e a sexualidade da mulher moderna, e que incentivará outras a descobrirem e confiarem em si mesmas.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena