domingo, 10 de fevereiro de 2019

Editora Planeta lança nova edição do sucesso Casa das estrelas


Lançado originalmente na Colômbia em 1999, Casa das estrelas – o universo pelo olhar das crianças se tornou o maior sucesso na Feira Internacional do Livro de Bogotá. Publicado no Brasil e em diversos países, o título ficou esgotado por anos e agora chega às livrarias brasileiras em nova edição com capa dura e ilustrações lúdicas e sensíveis de Lara Sabatier.

Ao longo de dez anos, Javier Naranjo, professor e poeta colombiano, coletou definições que seus alunos do primário em escolas de diferentes níveis sociais davam a palavras, objetos, ideias, pessoas, lugares e sentimentos. Esses pequenos verbetes oscilam entre o poético, o lúdico, o melancólico e o revelador e apresentam o universo sob o olhar das crianças que se mostra distante da visão dos adultos, quem Andrés Felipe Bedoya, de 8 anos, definiu como “pessoa que, em toda coisa que fala, fala primeiro de si”.

“Sei que muitas pessoas e muitos escritores menosprezam o que as crianças escrevem, pois, a seu juízo, nisso não há rigor nem disciplina, nem um conhecimento da língua medianamente operativo. Os motivos que eles combatem são justamente os que me fazem desfrutar essas criações infantis e encontrar nelas um alto valor estético. É por seu abandono com as palavras, por sua liberdade de associação, por sua indiferença ao uso justo e normativo da linguagem que as crianças ocasionalmente criam textos plenos de riqueza”, defende Javier na introdução do livro.

Os verbetes revelam os medos e as dúvidas das crianças com relação ao mundo, refletindo o cotidiano de onde vivem. Para Jorge A. Villegas, de 11 anos, “criança” é “vítima da violência” e Javier Ignacio Ramírez, de 6 anos, define “violência” como “alguém pega uma menina e faz amor”. Por meio do projeto, Javier Naranjo conseguiu extrair a maneira poética e pouco convencional como enxergam as coisas. "Eles têm uma lógica diferente, outra maneira de entender o mundo, outra maneira de habitar a realidade e de nos revelar muitas coisas que esquecemos", disse o poeta e professor em entrevista à BBC.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena