segunda-feira, 28 de julho de 2014

Entrevista com a autora Jaque de Marco

Oi queridos, como estão vocês? Hoje venho mostrar pra vocês a entrevista que fiz com a querida aqutora Jaque de Marco, autora de Super Desapegada (resenha aqui), um dos livros mais legais, que li neste ano através do Booktour. Mandei alguma perguntas para a gente conhecer melhor a Jaqueline, ops, Jaque! Vem ver:

1. Quem é a Jaqueline?
Que pergunta difícil! A Jaque (sim, prefiro “Jaque”! rs) é mulher, filha, amiga, jornalista, escritora, leitora, tagarela, desastrada e tiete de carteirinha. Na verdade são várias características, mas paro por aqui para não “queimar” meu filme já na primeira questão. *risos*

2. Sempre quis ser escritora? Teve ou tem outras profissões?
Não sei dizer se sou uma jornalista, que também escreve ficção. Ou se sou uma escritora de ficção, que também é jornalista. Acho que as duas explicações caem bem para mim. Adoro escrever e, graças a Deus, tenho habilidade nisso. Talvez por essa razão as duas profissões me satisfaçam tanto. Mas nem sempre quis trabalhar com isso. Já tive vontade de ser professora, assistente social, profissional de informática... Enfim, aquelas dúvidas normais do período pré-vestibular. Mas ainda bem que me encontrei!

3. De onde tira inspiração para escrever? Conte como surgiu a ideia de Super Desapegada?
Faço isso há muito tempo e, como sou Jornalista, escrever faz parte da minha rotina. Embora só comecei a escrever ficção em 2002 com as fanfictions. Participei e continuo participando de muitos fandons e sempre adorei ler e escrever fic e um dia pensei: “Por que não escrever um texto 100% meu, já que tenho habilidade para isso?”. E desde então produzo contos, crônicas e romances. A ideia do Super Desapegada simplesmente me veio à mente, assim como aconteceu com os demais projetos meus. Embora, é claro, que toda a minha experiência de vida acaba contribuindo e influenciando nos meus textos. Quem nunca teve um amor não correspondido? Ou teve que passar por várias situações embaraçosas para conquistar o tal amado? Tenho que confessar, tem muito de mim na história da Raquel.

4. Como foi publicar seu livro?
Acho que o problema de todo escritor iniciante é conseguir que as editoras acreditem no seu texto produzido. Entendo a pouca oportunidade oferecida pelas empresas, pois é sempre um risco investir no desconhecido. Mas, por outro lado, para o escritor é frustrante receber um “não” ou simplesmente o “silêncio” da demora de uma resposta. Eu recebi ofertas de publicação de duas editoras, mas com uma contrapartida que, para mim, naquele momento da minha vida, seria inviável. Por isso inicialmente optei pela produção independente e com impressão sob demanda. O que já foi um grande desafio! Fazer quase tudo sozinha não foi fácil. E depois disso vem a parte da divulgação, que é tão ou mais difícil ainda. Mas, enfim, tudo foi recompensado quando há alguns meses recebi um contato da Editora Draco com a proposta de publicação com eles. Fiquei imensamente feliz! Agora começam os detalhes mais administrativos, além de preparativos e ajustes até o produto final ficar pronto. Se for analisar todo o caminho árduo que o escritor tem para publicar um livro faz parecer que escrever a obra é o passo mais fácil, não? *risos*. Mas a satisfação que eu sinto a cada novo leitor, novo comentário e crítica faz toda a luta valer a pena. Estou muito feliz.

5. Tem recebido apoio dos blogueiros, como está sendo esta relação?
Nossa, muito apoio! Na verdade, os blogueiros têm sido os meus leitores mais carinhosos e dedicados. E o legal é que tenho mantido contato com tantos deles, que hoje considero vários como amigos de verdade. É uma delícia conversar com quem tem o mesmo vício que eu: a leitura. Além disso, já fui blogueira durante anos, então rola uma super identificação. E tem cada página profissional nessa blogosfera nacional, como o “Uma leitora”, que é um grande prazer para mim ter leitores tão especiais.

6. Novos livros a caminho? Fale um pouco sobre seus projetos para o futuro.
Com certeza! Estou escrevendo uma nova história, ainda sem previsão de lançamento, também na linha do chick-lit. É uma comédia romântica ambientada em São Paulo, cheia de confusões (a protagonista é louquinha, não tenho culpa! rs), que acredito que tirará risadas dos leitores. Estou quase finalizando a obra e já tenho ficado bem satisfeita com o resultado. Espero que os futuros leitores também gostem. Além disso, tenho mais dois livros roteirizados capítulo a capítulo, só esperando para começarem a ser escritos. E tem também o meu primeiro romance, o “A Dona do Cabelo Laranja”, que, por enquanto, ainda está guardadinho, esperando um dia ser publicado... quem sabe.

7. Diga um livro ou autor favorito!
Tenho tantos!!! Sou uma leitora compulsiva, que adora diversos gêneros literários, então seria impossível dizer um livro e um autor preferido. Posso citar alguns que me marcaram ou me emocionaram de alguma forma. Tem, por exemplo, a JK Rowling, que foi, definitivamente, a responsável por hoje eu escrever ficção já que comecei escrevendo fanfics de Harry Potter. Uma inspiração, uma diva. Não tem jeito! Eu sou apaixonada também pelo escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón‎. Amo demais tudo o que ele escreve, mas o livro “A Sombra do Vento” tem um cantinho especial no meu coração. Um dos primeiros autores que eu li, e que PRECISO conhecer um dia, é o Luis Fernando Veríssimo. Meu escritor preferido de contos e crônicas. Não tem para ninguém, ele arrasa! E do meu gênero literário preferido, a comédia romântica, duas mulheres me fascinam com seus textos: a britânica Sophie Kinsella e a norte americana Rachel Gibson. Os livros delas são sempre divertidíssimos e seus protagonistas super apaixonantes. Um dia espero que meus chick-lits sejam tão bons quanto os delas! ;-)

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena