sexta-feira, 4 de julho de 2014

Whiteout - Morte no Gelo

de Greg Rucka e Steve Liber (Editora Devir)

Esta parceria em quadrinhos conta a história da agente federal Carrie Stetko, que se esconde de seu passado trabalhando em uma base de pesquisa na Antártida. Neste lugar esquecido por Deus, cheio do branco da neve por todos os lados, onde apenas o frio e a solidão imperam, ela tenta viver seus dias em paz e calma.

Até o dia em que um homem da base aparece morto. Assassinado. E Carrie poderá contar apenas com a ajuda da misteriosa Lily Sharpe, a se revelar como uma agente britânica infiltrada monitorando a atividade com mineirais no local. As duas passam a colaborar na busca pelo assassino quando mais corpos são encontrados.

O clima é aterrador em Whiteout, tudo gira em torno do frio intenso. O título se refere a quando a nevasca é tão forte que é impossível até mesmo enxergar qualquer coisa, e coisas e as pessoas congelam em alguns minutos. O ambiente é um tanto quanto claustrofóbico, por que não há fuga dali, exceto por avião. Com a chegada iminente do inverno, a pressão em cima da gente Stetko aumenta, por que ninguém chegará ou sairá da vila, e o assassino pode estar muito próximo. 

A narrativa foi bem escrita e formulada, e a história avança de uma forma que os suspeitos vão aparecendo e sendo descartados, mas mesmo assim leva algum tempo até o verdadeiro culpado se revelar. Gostei muitos dos desenhos que complementam de uma forma bem interessante os elementos estruturantes do enredo. De maneira geral gostei muito do conteúdo, a leitura fluiu rapidamente, até por ser uma HQ de 128 páginas apenas. 


Gosto muito de histórias policiais e não lembro se já havia lido uma em quadrinhos que tenha conseguido mostrar tão bem os elementos do crime e da investigação desta forma. É bem fácil entender a linha de pensamento da agente Stetko. A HQ é dividida em quatro capítulos, que nos EUA foram lançados separadamente como minissérie pela Oni Press.

A HQ foi adaptada para o cinema em 2009 pelo diretor Dominic Sena, e com a atriz Kate Beckinsale no papel principal. Em inglês tem o mesmo nome dos quadrinhos, mas em português recebeu o nome de "Terror na Antártida", que é pra chamar a atenção, mas não faz jus ao enredo de suspense. Ainda não assisti o filme, mas os comentários são que o longa não foi muito bem conduzido. Só assitindo o trailer posso dizer que a essência da HQ está ali, nas cenas de neve e vento, que são tão sufocantes quando nos desenhos, e muitos quadros lembram o trabalho de Steve Liber. Mas pude perceber também que tem algumas coisas que não estão nos quadrinhos e que foram pras telas.  

Confira o trailer:

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena