Kim Phuc Phan Thi, a garota que ficou mundialmente conhecida por protagonizar a icônica imagem durante a Guerra do Vietnã, em 8 de junho de 1972, vem ao Brasil neste mês lançar sua autobiografia A menina da foto – Minhas memórias: Do horror da guerra ao caminho da paz. Na foto registrada por Nick Ut, fotógrafo da Associated Press, Kim tinha 9 anos de idade e havia acabado de ter o corpo queimado após um ataque a bomba ao vilarejo onde morava com a família. Ela corre sem roupas em meio a crianças e soldados e chamou atenção do fotógrafo, que após o clique, ajudou a socorrê-la e tornou-se um amigo pessoal durante toda sua vida.
O livro é um dos principais destaques da primeira edição do Encontro Literário IDE, que será realizado entre 27 e 30 de setembro, no Auditório Elis Regis, no Anhembi, em São Paulo. O evento é uma iniciativa do Instituto Conhecer Brasil – Organização de Sociedade Civil de Interesse Público e ainda terá a parceria da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo e da Rede do Bem Group, com apoio da 14ª Expo Cristã. Kim será uma das palestrantes do evento e irá falar, no dia 28 às 20h, sobre sua obra, fé e paz.
O Encontro Literário integrará uma série de eventos, entre palestras e seminários, além do Prêmio IDE, implementado para promover o mercado, incentivar a leitura, reconhecer os melhores projetos editoriais e avaliar a qualidade e o diferencial das obras. Novos escritores e alguns dos mais consagrados autores participarão do encontro, que reunirá o melhor da produção literária nacional e internacional.
Sinopse: As ordens do soldado não poderiam ser mais
claras para Kim. Ela e as demais crianças correram, mas não o suficiente
para escapar de mais um ataque de Napalm, na Guerra do Vietnã,
transformando a estrada em que fugia numa bola de fogo e atingindo seu
corpo com queimaduras excruciantes. A imagem que ilustra a capa deste
livro tornou-se um ícone da barbárie da guerra, e a personagem principal
da foto é quem conta sua história de sofrimento e redenção nesta
autobiografia de forte impacto. A menina da foto apresenta uma
história real de elevada carga emocional sobre como Deus pode
transformar circunstâncias catastróficas em uma nova trajetória de paz e
esperança.
0 comentários:
Postar um comentário