segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Um mergulho no rico universo da arte das ruas


Com ilustrações do artista carioca Marcelo Eco, um dos principais nomes do grafite nacional, a Editora do Brasil lança a obra Grafite - entre riscos e cores, de Mércia M. Leitão e Neide Duarte. “Foi prazeroso saber que não somente cederia minha história e minhas fotografias, mas mostraria um pouco do meu universo de maneira informativa e educativa”, diz Eco, cujos traços e cores estão presentes em diversos estados brasileiros e também em outros países.

Em Grafite - entre riscos e cores, Mércia M. Leitão e Neide Duarte contam a história do Grupo do Riscado, composto por cinco jovens que adoravam rabiscar, desenhar, colorir e, espalhavam sua intervenção por toda parte, inclusive em lugares indevidos na escola. João, Zeca, Pedro, Dani e Nina agiam anonimamente e sempre assinavam a “obra” com as iniciais GR.

Um dia, ao entrar na sala de aula, a professora de Artes se deparou com uma das paredes tomadas por riscos, formas e letras com a indefectível assinatura “GR”. Em vez de esbravejar, encarou o fato como uma ótima oportunidade de aprendizagem para seus alunos. “Com certeza, vocês já encontraram pinturas como essas espalhadas pelas ruas do bairro e da cidade. São os grafites, forma de arte contemporânea viva, inquieta, provocativa, que busca comunicação com as pessoas no espaço urbano”, comentou ela com a turma.

Foi a deixa para que a professora despertasse em seus alunos o interesse por diferentes formas que o homem encontrou de usar os símbolos inscritos para marcar sua presença, desde os desenhos rupestres nas cavernas, na pré-história.

No meio da exposição, a professora lançou a pergunta: “Aqui na turma, pelo que percebi, há um grupo que, finalmente, encontrou um espaço apropriado para deixar suas marcas. Eu me pergunto... quem seriam esses jovens criativos? E qual seria o significado da assinatura GR?”. Será que a turminha resolveu se identificar? Qual seria a reação da classe? E como isso repercutiria na escola? No desfecho da história, até o ilustrador do livro entra em cena.

Sobre a coleção

O livro faz parte da coleção LerArte, que passou por uma reformulação para reforçar o objetivo de atrair o público infantojuvenil e despertar sua paixão para o universo das artes visuais. Em uma narrativa que mistura ficção e realidade, os títulos dessa coleção têm como fio condutor obras de artes plásticas de diferentes modalidades. Cada livro aborda um artista específico, aliando suas obras ao trabalho criativo do ilustrador. E, ao final do livro, o leitor é convidado a colocar a mão na massa, seguindo as atividades práticas propostas.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena