domingo, 30 de junho de 2019

A perspicácia machadiana


O romance “Quincas Borba” escrito por Machado de Assis, quebra de vez com o romantismo da época, marcando assim a produção realista na literatura brasileira para sempre. Ao contrário do que o título sugere, a obra não tem como personagem principal o filósofo Quincas Borba, mas sim Rubião, professor primário que se tornou enfermeiro e amigo herdando toda a riqueza após sua morte.

A escrita em terceira pessoa é retomada nesta obra, um estilo machadiano para dar mais ênfase na história de vida da personagem, tratando assim o filósofo como alguém ingênuo e provinciano, tendo como sua maior preocupação o que restaria de sua memória pós-morte, torcendo assim para que seu cachorro que possuía o mesmo nome morresse em segundo lugar.

Com seu novo cachorro e herança, Rubião sai do interior de Minhas Gerais rumo ao Rio de Janeiro, se aproximando cada vez mais de um casal em sua nova vida, e acaba se apaixonando pela esposa Sofia. O casal se aproveita de sua inocência e condição financeira, porém o recém-chegado logo percebe essa rejeição e aos poucos vai desenvolvendo uma demência, que termina por deixa-lo em um manicômio totalmente fora da realidade acreditando ser um imperador francês, fugindo assim do local com seu cachorro e morrendo aos poucos, dia após dia.

Machado retrata em sua obra apontamentos do cientificismo e evolucionismo da época, trazendo assim a ideia de um Darwinismo nas relações sociais em que sobrevive somente o mais forte e adaptado nas relações, sendo Rubião um retrato do então fracasso dessa possível evolução. O romance não é o mais conhecido do autor, mas se diferencia por deixar o narrador em terceira pessoa com a mesma importância de um em primeira pessoa, e com os questionamentos sobre a verdade próprio do discurso machadiano.

Por fim vale lembrar que os posicionamentos de Machado a respeito de suas obras foram inovadoras e quebraram a forma de se fazer literatura no Brasil. O autor se preocupa em retratar sua realidade da época, com todas as nuances que ela carrega e as complexidades dos homens, sempre carregado de uma filosofia positivista em evidência.

Quincas Borba é o vigésimo quarto título da coleção Biblioteca Luso-Brasileira. Com excelente receptividade do público, a coleção é especialmente pensada para os estudantes de ensino médio e vestibulandos, acrescentando a cada edição notas explicativas dos termos menos coloquiais.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena