domingo, 16 de junho de 2019

O que é nudge? Entenda como este conceito influencia a tomada de decisões

Richard Thaler, um dos autores de Nudge: como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade, ganhou o prêmio Nobel de economia de 2017 por suas contribuições no campo da economia comportamental, especialmente ao examinar como nossos instintos podem muitas vezes dominar nossas escolhas racionais. Ele é um dos pais fundadores da teoria nudge, a noção de que as pessoas podem ser influenciadas por “pequenos estímulos” para alterar seu comportamento.

Segundo Thaler e o coautor de Nudge, Cass Sunstein: "Esse nudge é um estímulo, um empurrãozinho, um cutucão; é qualquer aspecto da arquitetura de escolhas capaz de mudar o comportamento das pessoas de forma previsível sem vetar qualquer opção e sem nenhuma mudança significativa em seus incentivos econômicos."

Os autores mostram que nenhuma opção nos é apresentada de forma neutra, e que estamos todos suscetíveis a tomar decisões ruins. No entanto, ao compreender como as pessoas pensam, é possível estabelecer uma “arquitetura da escolha” que facilita o reconhecimento das melhores opções para nós mesmos, nossa família e nossa sociedade, sem restringir nossa liberdade.

Exemplos de nudges
  • Nudge na política de doação de órgãos: A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou no início do ano que, a partir de 2020, o estado seguirá o “opt out” na política de doação de órgãos. A nova lei transforma todas as pessoas em doadoras de órgãos, a menos que digam o contrário. Fazer com que você seja automaticamente um doador é um nudge. Áustria, Portugal e Espanha são alguns dos países que aderiram ao “opt out”, e já alcançaram números muito maiores em doação de órgãos do que em países nos quais vigora o “opt in”, ou seja, nos países em que você precisa se declarar doador. O que acontece no “opt in” é que muitas vezes as pessoas estão dispostas a doar, mas não fazem o procedimento para se declararem doadoras.
  • Nudge contra o desperdício: Quando estão em um lugar onde a comida é liberada, as pessoas tendem a desperdiçar, a se servir mais do que comem e bebem e a pegar mais guardanapos do que utilizam. Pensando nisso, gestores e estudantes da Universidade Alfred, em Nova York, testaram a política da “bandeja zero” por dois dias. Quando as bandejas não eram disponibilizadas, o desperdício de alimentos e bebidas caía entre 30% e 50%.
  • Nudge para uma alimentação saudável: Simplesmente mudar a posição dos alimentos no refeitório de uma escola ou de uma empresa é um ótimo nudge para fazer com que as pessoas optem por uma alimentação mais saudável. Colocar frutas e verduras em uma posição mais visível que frituras, por exemplo, pode comprovadamente aumentar o consumo de alimentos saudáveis e reduzir o de alimentos prejudiciais à saúde.

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