sexta-feira, 21 de junho de 2019

Poeta português deixa valioso tesouro escondido

A professora enlouqueceu! Após uma declaração bombástica desmoralizando a língua portuguesa, a mestra Felícia Ofélia, do Timor-Leste, misteriosamente desaparece. Logo em seguida, uma carta deixada pelo poeta Luís de Camões revela a existência de um valioso tesouro escondido no Brasil. Esse é o ponta pé inicial para a jornada eletrizante que O Código de Camões, romance de aventura e ficção científica escrito pelo autor e editor Beto Junqueyra e publicado pela editora Estrela Cultural, promete aos jovens leitores.

Inspirado na obra A volta ao mundo em 80 dias, do escritor francês Jules Verne, e no romance O código Da Vinci, do autor norte-americano Dan Brown, o livro retrata uma incrível viagem ao redor do planeta em busca do misterioso tesouro deixado por Camões em terras do antigo Império Português no século XVI.

Em uma gincana chamada de A Volta ao Mundo, duas escolas se candidatam para embarcarem nessa empreitada. Para chegarem ao destino, os integrantes de cada equipe devem decifrar as pistas que o poeta lusitano deixou nos versos de sua obra mais conhecida, Os Lusíadas.

“A carta fornece apenas uma primeira pista, que estaria em um código utilizado por Camões. Entretanto, para chegar ao local exato onde está a arca, é necessário encontrar as outras dez mensagens, também criadas nesse código de Camões, que Jau espalhou pelo antigo e imenso Império Português do século XVI.” (pag. 15)

Mais do que encontrar o tesouro perdido, em disputa contra o ambicioso empresário Jack Stress, o grupo de adolescentes, os Natos, fará tudo o que for possível para provar que a língua portuguesa ainda está viva nos quatro cantos do mundo. Rica em mapas e ilustrações de Bruno Ferraz, a obra ainda convida o leitor a participar como se fosse um dos personagens, integrante dos Natos.

Em uma jornada que mostra a riqueza e a diversidade cultural dos países de língua portuguesa, O Código de Camões é acompanhado por um portulábio, objeto mágico criado pelo próprio poeta que ajudará os pequenos aventureiros a desvendarem as pistas necessárias para encontrar o cobiçado tesouro.

Em um mergulho lúdico na obra clássica do autor lusitano, a cada página, o leitor se sentirá envolvido por muitos desafios e mistérios, mas nem imagina a grande surpresa que o final da história lhe reserva.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena