A difícil tarefa de encarar as consequências da vida recheada de escolhas e renúncias. Esse é o enredo do livro “Lugar Cheio de Rãs”, da escritora Celina Moraes. A obra fala sobre a fabulosa incerteza do futuro e das inúmeras possibilidades por meio das decisões que as pessoas tomam em suas vidas.
O romance narra a vida de André, presidente de uma grande companhia no Brasil. Na carreira, ele é uma pessoa competente, tem o respeito de todos ao seu redor e se esforça para defender colegas que são honestos e trabalhadores. Mas por dentro, ainda remói um amor da adolescência que foi desfeito após sua paixão ter ido embora do país. No entanto, todas as respostas acabam sendo encontradas na cidade de Guanajuato, no México.
Segundo a autora, o livro vem recheado de reflexões sobre “fantasmas do passado”. Esses elementos são percebidos nos momentos em que os personagens são confrontados pelos ideais e idealizações. “É quando eles seguem um impulso constante para encontrar a felicidade”.
- A ideia é mostrar que as vontades nem sempre são suficientes para nos levar aonde queremos. É o amor que nos motiva e nos dá ousadia para se aventurar por caminhos jamais percorridos em sã consciência – destaca Celina.
Para a escritora, a fantasia é como um refúgio, muitas vezes pode tornar-se uma frustração, devido aos rumos imprevisíveis da vida. No entanto, ela acredita que o importante é sempre persistir nos seus sonhos e projetos de vida, mesmo que o destino nos obrigue a adiá-los e reinventá-los, porém, sem jamais abrir mão deles.
- O livro é a somatória de diversos rascunhos de romances que escrevi durante 20 anos, mas que não saíram da fase embrionária. Quando viajei ao México, em 2003, vi-me encantada com a beleza daquele lugar. Foi quando toda a história me veio à mente e ainda comentei com a amiga que me acompanhava: ‘meu romance vai se passar aqui’ - conclui.
Sobre a autora
Celina Moraes é escritora e seu romance de estreia foi Lugar cheio de rãs em 2009. O livro conquistou o Prêmio “Lúcio Cardoso” em 2010 por ter se classificado em 3º lugar na categoria “romance” do Concurso Internacional de Literatura promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE-RJ).
0 comentários:
Postar um comentário