quarta-feira, 7 de maio de 2014

Coluna no Jornal Gazeta do Sul - Sick Lit: Doença sem tabu

Oi galerinha, tudo bem com vocês? Hoje venho contar uma novidade, da qual estou muito orgulhosa! A partir de agora a cada 15 dias, será publicado no Jornal Gazeta do Sul uma coluna minha falando sobre livros. A primeira saiu na edição de hoje, vou colocar a imagem de como ela ficou no jornal, e também o texto para quem quiser ler melhor. Espero que gostem!
O amor pelos livros é comprometimento para uma vida inteira. Assim como compartilho esta paixão há quatro anos no Blog Uma Leitora, a partir de agora você poderá conferir algumas dicas, novidades e resenhas nesta coluna no Mix.

SICK-LIT: Doença sem tabu

Encabeçando as listas de mais vendidos há alguns meses, A Culpa é das Estrelas de John Green (Editora Intrínseca) conta a história de dois adolescentes com câncer que se apaixonam. As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky (Editora Rocco), mostra as cartas de um adolescente com depressão, que tenta superar a morte do melhor amigo. Ambos pertencem a uma nova categoria literária.

A literatura ocorre em ciclos, e tomando o lugar de livros com bruxas e vampiros, a nova moda é a literatura sick-lit, que apresenta personagens principais com doenças físicas ou psicológicas. O gênero tem como característica principal a realidade. Doenças e situações de verdade, em narrativas voltadas para adolescentes. Uma visão até mesmo pragmática da vida, em substituição à literatura de fantasia. Conheça dois títulos com este tema:

Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson (Editora Novo Conceito): Lia é uma adolescente que luta contra a anorexia, e seu doloroso transtorno alimentar a impede de tentar descobrir como sua melhor amiga, Cassie, morreu.

Extraordinário, de R.J. Palacio (Editora Intrínseca): Auggie tem 10 anos, e uma síndrome genética que causa deformação facial e deixa sua saúde debilitada, estudando em uma escola normal ele precisa descobrir sua identidade além da aparência.

Mais vendidos em Santa Cruz do Sul:
1. A Culpa é das Estrelas – John Green (Editora Intrínseca)
2. Destrua Esse Diário – Keri Smith (Editora Intrínseca)
3. A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak (Editora Intrínseca)
4. Fé e Paixão – Aline Barros (Editora Thomas Nelson Brasil)
5. A Graça da Coisa – Martha Medeiros (Editora L&PM)

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena