quinta-feira, 15 de maio de 2014

O Clã dos Magos

de Trudi Canavan (Editora Novo Conceito)

O livro conta a história de Kyralia e Eline, reinos aliadas, mas divididas como entre ricos e pobres. Todos os anos, o poderoso clã de magos faz uma purificação nas ruas da cidade de Imardin, expulsando pessoas "indesejáveis."

Sonea teve seus tios que a criavam, expulsos da cidade e agora se vira com outras crianças que vivem nas ruas. Durante o evento anual, os Magos passam pelas ruas da cidade excluindo pedintes, mendigos e ladrões das ruas. Algumas pessoas se juntam e começam a jogar pedras, que não atingem os Magos por causa de uma magia de proteção. Quando Sonea se junta a eles, e joga uma pedra, de alguma forma é capaz de partir esta barreira, e acerta um dos magos com uma pedrada.  

Ela consegue fugir e é acolhida por seus amigos Cery, Dannyl e Rothen, que insistem para que ela se junte aos Ladrões, rede subterrânea de criminosos. Sonea sabe que eles pretendem usar seu recém descoberto poder, mas não tem outra opção no momento. Mal sabe ela, que  na escola de magia a ideia dos magos não é puni-la e sim dar uma chance para estudar devidamente, como se não fosse uma favelada. Já que apenas os ricos tem a oportunidade de testar sua capacidade mágica e estudar

Apesar de ser uma história de fantasia, o elemento social está muito presente na narrativa de Trudi Canavan. A diferença entre as classes, e a maneira que cada personagem se vê dentro destas divisões, aceitando esta condição, ou lutando contra, foi muito bem escrito. Apesar de sua pouca idade, a autora foi capaz de desenvolver uma narrativa excelente.

A capa ficou linda, e a edição está bem caprichada, com uma revisão completinha. Sonea é uma personagem muito cativante, assim como seus amigos. Ela começa como uma menina pobre e simplória, mas aos poucos se revela uma amiga verdadeira, e com muita coragem. Algumas descrições das emoções dos personagens poderiam ser abreviadas, em algumas partes a autora poderia ser mais direta, e contar o que aconteceu, ou descrever o lugar. 

 Existem alguns clichês, como o do ensino da magia, magos, etc., mas não acho que isso afete negativamente a história. Muitas cenas de ação, aventura e suspense surpreendem e fazem a leitura ser muito interessante, mantém a vontade de seguir adiante e saber o que vai acontecer.

Em muitos pontos, O Clã dos Magos inova e tem ótimas ideias. Sonea não toma apenas decisões esperadas dela, e fugindo do óbvio a narrativa se desenvolve com criatividade. A história foi com certeza bem pensada antes de ser passada ao papel, e estou ansiosa para ler a continuação da trilogia, A Aprendiz, que termina com O Lorde Supremo.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena