terça-feira, 27 de maio de 2014

Boneca de Ossos


de Holly Black (Editora Novo Conceito, Selo #Irado)

Poppy, Zach e Alice são três amigos que além de estudar adoram passar as tardes brincando juntos. Eles inventaram um mundo incrível e complexo, onde seus bonecos e brinquedos são personagens de muitas aventuras, com piratas, guerreiros e sereias. A grande dominante deste mundo fantástico é a Rainha, uma boneca de porcelana muito antiga e um pouco assustadora que os pais de Poppy guardam dentro de uma cristaleira.


Enquanto a vida de cada um dos amigos vai mudando um pouco, sua relação pode ficar estremecida. Alice vem guardando segredos para si e Zach passa por um trauma, mas esconde a verdade das amigas, contando que não quer mais brincar com elas, abandonando o mundo fantástico que os três criaram. Eles passam pela delicada fase onde adoram brincar, mas o mundo exige que cresçam.

Poppy tenta reunir os três, contando que a Grande Rainha na verdade é uma boneca que foi feita com os ossos de uma menina de verdade, chamada Eleanor. O fantasma dela pediu ajuda dos amigos para descansar, por que as circunstâncias de sua morte são misteriosas. Zach e Alice juntam-se a amiga mesmo duvidando, e agora os três precisam partir para a sua própria jornada, até outro estado, viajando para tentar encontrar a verdade.

Mas como uma aventura real, os três passam por muitos perregues, e nem tudo acontece como o planejado. E aí está toda a emoção de Boneca de Ossos, o fato do livro ser totalmente imprevisível. As ações dos amigos, aliados a uma narrativa brilhantemente escrita por Holly Black prende o leitor a cada página. A história apenas flui, e cada cena traz uma nova emoção, e consegue surpreender levando o leitor para longe do comum.

A edição do livro ficou linda, a capa com a ilustração de Eliza Wheeler, que também desenha algumas passagens do livro. Inícios de capítulo decorados e uma ótima revisão completam o trabalho da autora. Já era uma grande fã de Holly Black, que li antes em As Crônicas de Spiderwick, Tithe: Fadas Ousadas e Modernas e Valiant. Todos livros com mistérios, elementos sobrenaturais ou fantásticos, e igualmente bem escritos.

O toque gótico não fica longe da obra da autora, e como os personagens, é fácil ficar arrepiado com as passagens mais assustadoras. Como não sou o público alvo do livro, e adorei, só posso supor que os jovenzinhos que conseguirem colocar suas mãos em Boneca de Ossos não vão largar até termina-lo. Até porque os capítulos são curtos e facilitam a leitura. A linguagem é simples, as descrições práticas e envolventes, e os personagens cativantes.

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena