quinta-feira, 22 de maio de 2014

Coraline

de Neil Gaiman (Editora Rocco)

No livro, somos apresentados a Coraline, menina muito curiosa e que está de mudança para uma casa nova com seus pais. Ambos são jornalistas e trabalham em casa, mas não tem tempo para dar atenção a ela. Coraline então brinca sozinha inventando explorações com sua mente criativa.

Apesar de seus vizinhos serem um senhor que treina ratos e duas ex-atrizes aficionadas por cachorros, não é o que mais desperta a atenção da menina. Coraline descobre uma porta dentro da nova residência que leva a uma parede de tijolos, mas suspeita que possa haver bem mais do outro lado.

Ela pega a chave da porta e descobre uma passagem onde antes estava a parede, e ao chegar do outro lado, encontra a sua casa. Exatamente igual, só que melhor, e com seus pais, mas também diferentes. Eles tem botões no lugar dos olhos e adoram parar o que quer que estejam fazendo para dedicar seu tempo a ela. A outra mãe é prestativa e cozinha apenas os seus pratos favoritos.

Quando sai da casa, Coraline percebe que algo está errada, por que ela não tem como fugir dali, não é como em sua casa de verdade. Ela volta pra casa, mas a outra mãe vai fazer de tudo para que ela fique. Ela vai precisar de toda a ajuda que conseguir, e seu melhor amigo nesta jornada vai ser o gato, O Gato (por que não tem nome) por que ele está nas duas casas.

A história é cheia de mistério e a perspectiva de encontrar outro mundo tão perto do real é emocionante, mas ao mesmo tempo aterrorizante, por que Coraline não está segura lá. Mais do que a própria personagem você fica na beira do assento, preocupada com o que virá a seguir. 

Neil Gaiman é um primor da fantasia, e sua escrita para jovens não deve em nada ao seu trabalho para adultos. A história é inovadora e bem escrita e deve agradar ao público jovem que é alvo. Coraline tem uma personalidade muito bem desenvolvida, ela é esperta e curiosa mas também sente medo e dúvidas.

A comparação entre os dois mundos é muito interessante, apesar de sombria. Coraline tem muitos elementos góticos e de terror, e não sei vocês, mas sou apaixonada por esta estética. Gosto da maneira como mesmo com medo a garotinha consegue ultrapassar tudo isso e enfrentar as causas do seu pavor. 

O livro foi transformado em filme de animação em 2009,
com roteiro e direção de Henry Selick (que também dirigiu O Estranho Mundo de Jack). A voz de Coraline foi dublada pela atriz Dakota Fanning. Por ser em stop-motion o longo conseguiu captar uma boa parte do espírito sombrio do livro, apesar de ter algumas diferenças na história.


Confira o trailer (dublado):




Confira outras resenhas da obra de Neil Gaiman:
Stardust: O Mistério da Estrela
Violent Cases
Coisas Frágeis: Vol.1 e Vol.2

0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena