quinta-feira, 21 de julho de 2011

Água para Elefantes

de Sarah Gruen (Editora Arqueiro)

Sabe aquele tipo de história em flashback que começa hoje em dia e dai volta para o que aconteceu antes? Esse é Água para Elefantes (editora Arqueiro). Sabe aquela história que depois de terminar ainda fica com você? É, este é Água para Elefantes.
Jacob Jankowski é um senhor em uma casa de repouso para idosos, sua esposa morreu, seus filhos o procuram apenas por obrigação e a idade pesa em tudo o que se faz. Por muitos anos ele vem guardando das pessoas que o cercam um segredo de seu passado.
Jacob, em sua juventude era aluno de Veterinária quando seus pais sofrem um acidente de carro e ele fica sozinho no mundo. A família estava afundada em dívidas e não sobra nada para o jovem Jankowski. Atordoado por sua perda ele nem consegue fazer seus exames finais da faculdade, ficando assim sem diploma. Ele vaga pelas ruas até encontrar um trilho de trem, pensando o que será de sua vida agora, quando um trem se aproxima ele nem pensa, apenas pula para dentro. 

Sua surpresa é enorme ao descobrir que são vagões de um circo, o circo dos Irmãos Benzini, nesta época os grandes circos viajavam de trem. Porém Jacob começa a gostar da linda estrela do circo, Marlena, esposa de August chefe do departamento de animais. Então aparece aquela que pode salvar a o circo da falência: a elefanta Rosie, de quem Jacob ficará responsável já que é considerado o veterinário do circo.
Pode parecer que contei muita coisa da história nesta resenha, talvez até pensem que é spoiler, etc, mas não é. Isso tudo que eu contei não é nada se comparado ao contexto e a escrita fabulosa da Sarah Gruen. Sério, é o tipo de livro em que os personagens parecem pular das páginas criar vida, é uma história maravilhosa, que todo mundo deveria conhecer.

A história flui e foi muito bom escrita. As referências histórias e culturais do romance são muito boas, além de todo o mundo do circo e do espetáculo que tem muito apelo com o leitor, por que são interessantes. Os personagens são bem construídos, e você se apega a eles. Com certeza recomendo. 

O filme foi adaptado para o cinema em 2011, e teve como protagonistas Robert Pattinson, Reese Witherspoon e Christoph Waltz. Foi em sua maior parte bem fiel à história original, e soube retratar bem a rotina do circo, e as dificuldades que passam estas pessoas que vivem na estrada pelo espetáculo. O dono do circo (personagem interpretado pelo Christoph Waltz) é tão bom no filme, que chega a ser melhor que livro. Mas no geral, a história original supera a adaptação. 

Confira o trailer:


1 comentários:

Niii disse...

tenho vontade de ler *_*

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena