quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Uma canção de ninar: um livro cheio de música, amor e amizades

Em Uma Canção de Ninar, novo livro de Sarah Dessen lançado no Brasil pela Editora Seguinte, Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento.


Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela.

Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor...



Read More

Felizmente, o Leite

de Neil Gaiman e Skottie Young (Editora Rocco)

Um dos maiores escritores de terror da atualidade, Neil Gaiman ainda possui um grande talento para escrever livros infanto-juvenis. Em Felizmente, o Leite (Editora Rocco) ele se junta ao ilustrador americano Skottie Young para contar uma história muito divertida. No livro, a mãe viaja e deixa um lembrete ao pai: é preciso comprar leite. Na manhã seguinte quando as crianças vão tomar café da manhã lembram que o leite acabou, e o pai sai para comprar.

Nada de especial até aqui, certo? Errado! O pai leva uma eternidade para retornar do mercadinho da esquina, deixando seu casal de filhos entediados e com fome. Quando o pai retorna, conta uma história fantástica sobre ter sido abduzido por um grande disco de metal, e lá dentro ter encontrado vários seres verdes e gosmentos que queriam dominar a terra.

A partir daí a narrativa apresenta vários personagens inusitados e irreverentes, com quem o pai vive aventuras indizíveis, protegendo a garrafa de leite a todo custo, tudo mostrado nas ilustrações sensacionais. São dinossauros, piratas, vulcões e todos os elementos que as crianças mais amam espremidos dentro da mesma história maluca. 

O livro é voltado para o público infantil e adolescente, mas confesso que dei boas risadas com a forma sempre criativa de Neil Gaiman contar suas histórias. As ilustrações são lindas e dão uma boa ideia de cada uma das criaturas estranhas que faz uma aparição durante a narrativa.

Esta é uma daquelas histórias capazes de encantar qualquer tipo de leitor, com elementos fantásticos e muita aventura, mas também com pequenas cenas cotidianas com quem todos podem se relacionar. Neil Gaiman é um dos autores que mais admiro, seu trabalho sempre mostra uma qualidade superior, e com Felizmente, o Leite, não é diferente.

Read More

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Romance aborda as aflições dos amores perdidos

Como representar numa mesma pessoa sentimentos tão contrastantes, como, por exemplo, amor e ódio, atração e repulsa, o real e o imaginário, o bem e o mal? Essa é a grande façanha que o escritor Chico Lopes alcança com Eunice, personagem principal de seu novo livro. Editado pela Penalux, “Corpos Furtivos” é um romance contemporâneo que mostra a ambiguidade e as incertezas da vida.

A obra conta a história de uma mulher solitária de cinquenta anos, sem marido ou filhos. Após ser sufocada pela irmã puritana, ela se aventura pelas ruas de sua cidade - antes pequena, mas agora com mais de cem mil habitantes, com vários desconhecidos – à procura de um homem desconhecido que a atraiu, deixando-lhe como rastro apenas o cheiro.

Sobre a personagem
Para a escritora Silvana Guimarães, responsável pelo prefácio, Eunice guarda em si todas as dores, aflições, mazelas e ansiedades que costumam afligir as mulheres dedicadas aos amores perdidos.

- Pelas mãos masculinas do autor e pelos olhos femininos da personagem central, revela-se o monstro do machismo, na vida de uma pequena cidade do interior, onde até as aparências condenam. Tudo isso apresentado de forma arrebatadora e minuciosa. Seu nível apurado de detalhes se assemelha a uma imagem projetada por uma câmera cinematográfica – relata.

Segundo os editores Tonho França e Wilson Gorj, o livro pretende passar a sensação sufocante da vida de uma mulher de meia idade, em meio a uma aventura desesperada, ainda que aparentemente cotidiana, de recuperar seus desejos perdidos. Porém, tudo isso em meio ao caos do crescimento de uma cidade do interior repleta de novos rostos.

Estilo literário
França e Gorj explicam ainda que a literatura de Chico Lopes é de grande peso dentro do cenário editorial nacional, devido sua sofisticação, conhecimento e competência. Os livros do autor, incluindo Corpos Furtivos, são de imensa qualidade literária, de boas tramas e reflexões doloridas e, “ao mesmo tempo, sensíveis, de personagens que crescem dentro de um universo metropolitano”.
Read More

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Mahmud Asrar, artista de All-New, All-Different Avengers, confirma presença na CCXP

A CCXP – Comic Con Experience (www.ccxp.com.br), que acontece entre 1 e 4 de dezembro no São Paulo Expo, confirma a presença do quadrinista turco Mahmud Asrar, artista exclusivo da Marvel, inclusive na nova fase de quadrinhos da editora, lançada em setembro de 2015 chamada All-New, All-Different Avengers. A vinda do artista é uma parceria entre a CCXP e a Comix Book Shop, maior loja de quadrinhos do Brasil, que estará pela terceira vez no evento com um estande próprio e que também trará à CCXP os quadrinistas Alan Davis e Mark Farmer, já anunciados.

Algumas de suas obras mais notáveis incluem Dynamo 5, Star Wars Jedi: The Dark Side, Adventure Comics: The Atom, Supergirl, Indestructible Hulk, Wolverine And The X-Men and All-New X-Men. Nascido em 1976, em Ankara (Túrquia), Mahmud Asrar cresceu com a paixão em desenhar histórias em quadrinhos e se formou em design gráfico e animação (Hacettepe University e Anatolian University). A partir daí, seguiu a carreira nos quadrinhos e, desde então, tem trabalhado para as principais editoras do mundo, como Marvel, DC Comics, Dark Horse e Image.


Asrar chamou a atenção do escritor Jay Faerber através de seu trabalho na antologia independente Digital Webbing Presents, e por meio de uma recomendação do artista Ryan Ottley, que levou seu trabalho à série Dynamo 5 na Image Comics, em co-criação com Faerber. Na editora ainda trabalhou na obra Small Gods. O artista também desenhou She-Hulk: Cosmic Collision, uma one-shot escrita por Peter David, que foi publicada em 2008 pela Marvel Comics. Ele foi ainda o artista de Supergirl no reboot da série na DC Comics em 2011.

"Mahmud participou da renovação da DC Comics e hoje é um dos principais nomes da Marvel. Contar com um artista desse calibre é muito importante para a CCXP e para os fãs que poderão conhecer esse artista de destaque do mercado mundial de quadrinhos", ressalta Ivan Freitas da Costa, sócio da CCXP.

A 3ª edição da CCXP – Comic Con Experience acontece entre 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo, próximo à estação Jabaquara do Metrô, com conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura pop. Para adquirir ingressos no segundo lote promocional de ingressos e saber mais sobre o evento, acesse o site www.ccxp.com.br.
Read More

domingo, 28 de agosto de 2016

'A Outra Casa' é lançamento da nova dama do crime

Após o sucesso de A vítima perfeita, a Rocco traz ao Brasil o novo romance da autora aclamada internacionalmente por leitores e críticos como a dama do suspense psicológico contemporâneo. Em A outra casa, a inglesa Sophie Hannah reintroduz o casal de detetives que conquistou o público no livro anterior: o circunspecto Simon Waterhouse – aquele “capaz de acreditar no inacreditável” – e a mordaz Charlie Zailer, que desta vez se veem em meio a um sangrento quebra-cabeça, cujas peças centrais são paranoia, cobiça, traição e loucura.

Hannah insere o leitor no meio da ação: “Eu vou ser morta por causa de uma família chamada Gilpatrick”, diz a narradora logo na primeira frase. “Pelo menos eu entendo o porquê, finalmente.” E então recua uma semana, até uma noite em julho na qual Connie Bowskill não consegue dormir. Ela aguarda uma mudança na respiração de Kit para sair da cama sem ser notada. Sua cabeça está em outro lugar, em um endereço longe dali: rua Bentley Grove, número 11. 

Connie é incapaz de parar de pensar naquela casa. Conhece bem a fachada, pois já esteve diversas vezes na frente dela – hoje, inclusive. Foi quando deparou com a placa de “à venda” no jardim. Por isso, aproveitando o sono pesado de Kit, abre o laptop e entra em um site de imóveis. Lá está ela, a terceira da lista, anunciada por 1,2 milhão de libras. Há fotos internas. Mais do que isso, há a opção de uma visita virtual: começa por uma cozinha espaçosa e vira para uma sala de estar bem montada, com paredes brancas, um sofá em L... e uma mulher morta no chão, deitada de bruços, envolvida em um lago de sangue sobre o carpete bege.

 Acima de tudo, Sophie Hannah é uma leitora ávida, atenta e dedicada das grandes damas do crime. A leitura de A outra casa revela alguém que depurou sua arte junto a Ruth Rendell, P.D. James e Patricia Highsmith – tanto que foi selecionada pelos herdeiros de Agatha Christie (1890-1976) para dar continuidade aos mistérios do célebre investigador Hercule Poirot. Hoje, já pode ser considerada parte desse mesmo panteão que a formou.
Read More

sábado, 27 de agosto de 2016

Conheça 'Como tatuagem', romance de Walter Tierno


Um retrato empolgante e perspicaz das nossas vivências contemporâneas no amor, 'Como Tatuagem', de Walter Tierno é o novo lançamento da Editora Verus.

Artur é um cara rico, superficial e egoísta. Bonito e popular entre as mulheres, não tem o menor respeito por elas — sua vida amorosa se resume a colecionar parceiras na cama. Essa rotina de prazeres e privilégios é interrompida quando ele sofre um grave acidente de carro. Para ajudá-lo a se recuperar, sua mãe contrata a fisioterapeuta Lúcia. 

Desde criança, Lúcia sofre o preconceito que persegue os portadores de vitiligo. Sua mãe sempre esteve presente para apoiá-la e fazê-la enfrentar os obstáculos que a vida lhe impõe. De temperamento doce, porém decidido, Lúcia tem uma consciência peculiar e aguda sobre o mundo. Mas, quando se vê sem o amparo materno, suas certezas desabam. O encontro de duas pessoas tão diferentes vai gerar muito atrito, mas com o tempo Lúcia e Artur vão descobrir algumas das infinitas facetas do amor e, entre conquistas, medos, perdas e paixões, verão suas vidas transformadas para sempre.
Read More

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

'Six of crows: Sangue e mentiras' é lançamento de ficção da Gutenberg



A OESTE DE RAVKA, ONDE GRISHAS SÃO ESCRAVIZADOS E ENVOLVIDOS EM JOGOS DE CONTRABANDISTAS E MERCADORES…

…fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo.

Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza.

Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida.

O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros. 
Read More

Meg Cabot volta à Genovia em Diário de uma princesa improvável (Vol. 1)



A série que encantou milhões de adolescentes ao redor do mundo continua por meio dos diários de Olivia, a irmã da Princesa Mia, em Diário de uma princesa improvável (Vol. 1). Editora Galera Record lança a nova série sobre a Genovia de Meg Cabot.

Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison é completamente normal. A única coisa que não é normal nela é seu nome (muito comprido e meio principesco), sua habilidade para desenhar animais (algo muito útil para sua futura carreira como ilustradora da vida selvagem) e o fato de ser quase órfã, pois não conhece o pai e depois que a mãe faleceu se vê forçada a viver com a tia e o tio (que quase a tratam como se ela fosse da família).

Até que num dia que tinha tudo para ser como os outros — totalmente normal — as coisas parecem sair do controle: a menina mais popular da escola ameaça bater em Olivia, o diretor ameaça lhe tirar um ponto e... uma limusine com a princesa da Genovia, Mia Thermopolis, surge do nada. A menina na verdade é uma princesa, meia-irmã de Mia, e finalmente poderá conhecer o pai, a avó, a Genovia, para então perceber que todos somos mais especiais que pensamos.
Read More

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Ms. Marvel - Nada Normal

de G. Willow Wilson e Adrian Alphona (Panini Comics)

Uma jovem muçulmana que vive com a família nos Estados Unidos, Kamala Khan talvez seria a pessoa menos provável a se tornar um super-herói. Dividida sua vida toda entre o consumismo e a pressão de ser adolescente em meio a uma cultura ocidental, e os aspectos mais rígidos de sua religião, a jovem precisa lidar com muitas coisas antes mesmo de ter poderes. Em Ms. Marvel – Nada Normal, o leitor acompanha a menina de New Jersey se tornando um ser extraordinário.


Sua rotina no início da história mostra uma personagem intrigante, que vive uma vida simples, mas que tem uma personalidade encantadora. Em seu dia a dia, ela convive com seus amigos, e tanta contornar o pai que é muito conservador. Quando ele não permite que ela vá a uma festa, ela foge para ir escondida. 



Ela acaba bebendo do copo de um amigo, e decide voltar sozinha para casa. Quando uma uma experiência com névoa terrígena atinge o local. Após desmaiar ela acorda dentro de um casulo, de onde sai transformada na Miss Marvel que ela conhecia da televisão e dos jornais, inclusive na aparência.

Primeiro a jovem imagina ter ingerido alguma substância alucinógena na bebida que consumiu, ou até mesmo ter ficado bêbada pela primeira vez. Kamala imagina que sonhou com os acontecimentos da noite, mas logo terá que aceitar sua nova realidade.



Uma inumana, ela precisa lidar de repente com a grande responsabilidade de ajudar as outras pessoas com o dom que recebeu. Nesse momento ela precisa aprender em quem pode confiar, e se questiona se sua família e amigos saberão lidar com a informação surpreendente de que ela agora é uma heroína, a Miss Marvel. 

O sucesso da adolescente inteligente, nerd e meio atrapalhada é garantido, não há como não se encantar pela personalidade forte e bem construída da personagem principal. O sarcasmo de Kamala, assim como seus questionamentos são muito reais, tornando-a uma das heroínas mais adoráveis da nova fase da Marvel nos quadrinhos.


Uma HQ direta e divertida, Nada Normal tem um traço muito moderno, e cores vivas impressionantes. A edição única pode ser encontrada em livrarias e bancas e tem a opção com capa dura. A história tem começo e meio, e abre possibilidades para as continuações já publicadas nos Estados Unidos e que devem chegar ao Brasil em breve.

Gostei demais dos quadrinhos, tanto pela arte e narrativa quando pela personagem principal, que superou as minhas altas expectativas. É uma leitura que recomendo a todos que gostam de quadrinhos e boas histórias, mas especialmente a quem estava morrendo de vontade de ver uma boa protagonista feminina, irreverente e surpreendente. 
Read More

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

HQs da Editora Mino chegam ao Social Comics


O streaming de HQs Social Comics disponibiliza novas opções de leitura para os fãs de histórias em quadrinhos autorais. A plataforma fechou parceria com a Editora Mino, uma das principais do país, e vai passar a lançar títulos do seu catálogo para os assinantes. Quatro obras já estão disponíveis para os leitores: Harmatã, de Pedro Cobiaco, Perpetuum Mobile, de Diego Sanchez, Fungos: Bocó, de James Kochalka, e O Azul Indiferente do Céu, de Shiko.

“A proposta do Social Comics vem de encontro ao nosso desejo de disseminar os quadrinhos autorais a todos os públicos. Essa será uma parceria estratégica e muito importante em nossa empreitada”, comenta Janaína de Luna Larsen, editora-chefe da Editora Mino.


Fundada em 2014, a Editora Mino ganhou destaque no mercado nacional ao oferecer um catálogo de qualidade e um cronograma consistente de lançamentos. A proposta é publicar quadrinhos autorais que têm em comum uma personalidade marcante, tanto no traço quanto na narrativa.

“Para o Social Comics é uma honra enriquecer nosso catálogo com os excelentes títulos da Mino. Autores nacionais e internacionais de qualidade e um planejamento editorial impecável são marcas registradas da editora”, comenta Marcelo Bouhid, diretor de marketing do Social Comics.

Além das publicações desta editora, os assinantes também podem conferir quase 2.500 histórias em quadrinhos no formato digital. Para ter acesso a todo acervo, basta assinar o Social Comics por R$ 19,90 por mês. A plataforma digital, lançada em 2015 e pertencente ao Omelete Group, tem o objetivo de fomentar a indústria nacional de Histórias em Quadrinhos, utilizando o mesmo conceito do Netflix, mas para HQs. Os usuários podem testá-la por 14 dias gratuitamente.
Read More

O Livro dos Mortos Vivos

de Priscila Gorzoni (Editora Discovery)

O livro apresenta a origem de alguns mitos e histórias populares envolvendo vários tipos de mortos vivos como vampiros e zumbis. Como referência, a autora que é brasileira usa narrativas de literatura fantástica, assim como casos registrados na história e folclore de vários países.

Cada tipo de criatura ganha capítulos específicos, contando a origem, principais aparições desta criatura, incluindo lista de filmes e livros que você pode conferir, por exemplo, para quem gosta de vampiros. Entram na roda criaturas como fantasmas, o Frankenstein de Mary Shelly, Ghouls, lendas urbanas, além de uma infinidade de outros seres misteriosos e sobrenaturais que povoam histórias reais e inventadas.


Ganhei este livro de uma amiga, que imaginou que pelo tema o livro seria uma ótima leitura e bom para futuras referências, e também, porque adoro histórias sobrenaturais. No entanto, no fim a leitura não foi muito do que eu esperava. 

A autora infelizmente dá muitas voltas e enrola para contar as coisas mais simples, e acaba se repetindo demais, contando os mesmos fatos repetidas vezes, cansando o leitor com o que deveria ser uma leitura divertida e rápida. 

Também acho que a organização ficou confusa, misturando fatos da ficção com datas históricas, não deixando bem claro quais fatos são verídicos, e quais são inventadas e parte do imaginário através da ficção.

Quanto á edição do livro, que tem 80 páginas, a editoração é linda, com bordas detalhadas, fontes diferentes e muitas ilustrações, que complementam o texto. O livro porém tem um grave problema de revisão, com muitos erros de digitação e até mesmo de concordância, coisa que não costuma me incomodar, mas estava demais. 



No geral é um livro que tem informação variada e pode ser interessante para quem se interesse pelo assunto e estiver disposto a ignorar algumas coisinhas. Ele tem valor de capa de R$19,90, particularmente acho um valor alto por um livro que não entrega conteúdo à altura.  
Read More

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Harry Potter: A oitava história. Dezenove anos depois

Baseada numa história original inédita escrita por J. K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany, Harry Potter and the Cursed Child, uma peça de Jack Thorne, é a primeira história oficial de Harry Potter a chegar aos palcos. Ela terá sua pré-estreia mundial em Londres no dia 30 de julho de 2016.


Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar.
Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

A Edição Especial de Ensaio da peça será publicada em 31 de outubro, permitindo que a épica oitava história de Harry Potter seja lida por fãs brasileiros que não teriam a oportunidade de assistir à peça em Londres.

O ebook em português será publicado pelo Pottermore, responsável pela edição digital de Harry Potter e o Mundo Mágico de J.K. Rowling em todo o mundo, simultaneamente à edição impressa em português da Rocco.
Read More

Conheça o sick-lit 'Magônia'



No livro de Maria Dahvana Headley, publicado no Brasil pela Editora Galera Record, Aza Ray nasceu com uma estranha doença incurável que faz com que o ato de respirar se torne mais difícil. Aos médicos só resta prescrever medicamentos fortes na esperança de mantê-la viva. 

Quando Aza vê um misterioso navio no céu, sua família acredita que são alucinações provocadas pelos efeitos do medicamento. Mas ela sabe que não está vendo coisas, escutou alguém chamar seu nome lá de cima, nas nuvens, onde existe uma terra mágica de navios voadores e onde Aza não é mais a frágil garota enferma. Em Magônia, ela não só pode respirar como cantar. Suas canções têm poderes transformadores e, através delas, Aza pode mudar o mundo abaixo das nuvens.

LEIA O PRIMEIRO CAPÍTULO DE 'MAGÔNIA' AQUI.
Read More

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

L&PM relança dois livros de Agatha Christie em formato 14x21

A Editora L&PM anunciou o relançamento de duas obras da autora Agatha Christie. Estes livros já saíram em formato pocket, mas chegam agora em 14cmX21cm para atender os clientes que preferem este formato e facilitar a exibição nas livrarias. Ambos tem valor sugerido de R$34,90. Conheça um pouco mais sobre as duas histórias:

Morte na Mesopotâmia, de Agatha Christie
Tradução de Henrique Guerra

No sítio arqueológico de Tell Yarimjah, às margens do rio Tigre, a enfermeira Amy Leatheran recebe a missão de cuidar da frágil e enigmática Louise Leidner, esposa do arqueólogo-chefe. Em meio à sinistra atmosfera e ao bizarro comportamento dos membros da expedição, a tarefa aparentemente simples é interrompida por um intrigante assassinato. Quando tudo indica que o crime permanecerá impune, a polícia local solicita a colaboração do extraordinário Hercule Poirot, de passagem em terras iraquianas.Posto à prova no exótico cenário, o arguto detetive belga enfrenta o desafio de desvendar um de seus casos mais insólitos. Leia um trecho aqui.

Pontos fortes:
1) Romance protagonizado por Hercule Poirot, cuja criação completa 100 anos em 2016.
2) O célebre detetive belga está participando de uma expedição no Oriente Médio quando é chamado a investigar um assassinato.
3) Celebrado pela crítica e pelos leitores, este é considerado um dos melhores romances da autora, com um enredo intrigante e um desfecho surpreendente.
4) Publicado em 1936, exatos 80 anos, é ambientado no Oriente Médio, no Iraque, e oferece o que Agatha Christie faz de melhor: um assassinato, segredos familiares e uma aula de dedução do próprio Poirot.
5) Alguns personagens são inspirados em pessoas que a autora conheceu em suas expedições arqueológicas no Oriente Médio.

Aventura em Bagdá, de Agatha Christie
Tradução de Petrucia Finkler

Aquela máxima de estar no lugar certo na hora certa definitivamente não se aplica a Victoria Jones. A jovem datilógrafa inglesa estava no lugar errado na hora errada: em Bagdá, no início da Guerra Fria, quando uma cúpula que reuniria o presidente dos Estados Unidos e o líder da União Soviética estava prestes a acontecer. A este explosivo cenário se soma o rumor de que alguém estaria se preparando para acabar com qualquer tentativa de paz. Aventura em Bagdá é um verdadeiro thriller de suspense ambientado num país que a autora conhecia como ninguém, o Iraque dos anos 50. A experiência adquirida ao acompanhar o marido arqueólogo em diversas escavações na região imprimiu uma cor local à história da aventureira Victoria que, indo atrás de uma paixão fulminante, acaba no centro de uma trepidante intriga internacional. Leia um trecho aqui.

Pontos fortes:
1) Romance de aventura da Rainha do Crime, ambientado no Oriente Médio - que ela conheceu e retratou como ninguém.
2) Tem como protagonista uma jovem e atraente inglesa, Victoria Jones, que, em busca de aventura, acaba envolvida em uma intriga internacional.
3) Ambientado durante a Guerra Fria e tendo no enredo de uma organização criminosa que desenvolve uma arma secreta capaz de ameaçar a paz mundial, este romance nada a fica a dever aos melhores thrillers de ação do gênero, como os da série James Bond.
4) Durante vários anos, Agatha Christie e seu segundo marido, Max Mallowan, mantiveram uma casa na cidade de Bagdá. Tal proximidade contribui para a rica ambientação e as vivas cores locais que a autora imprimiu à história.
Read More

domingo, 21 de agosto de 2016

O poder da escolha: menos trabalho, menos preocupação, mais sucesso, mais diversão



80% de tudo o que você quer é resultado de apenas 20% de suas ações. Então por que continuar perdendo tempo com tarefas e atividades que demandam muito esforço e te dão pouco retorno?

Neste livro, lançado pela Editora Gutenberg, prático e proveitoso, o autor best-seller Richard Koch nos mostra como identificar e focar nos nossos 20% mais produtivos e descartar os 80% improdutivos. Mas nenhuma grande ação começa sem o primeiro passo. E você, naturalmente, deve estar se perguntando: qual é o melhor momento para dar uma guinada na minha vida? A resposta é simples: agora!

Ao adotar o Princípio 80/20 no seu dia a dia, você será capaz de conquistar o que há de melhor em todas as áreas da vida: trabalho, família, relacionamentos e dinheiro, pois este livro vai te mostrar como escapar das armadilhas que desviam o seu foco e te impedem de alcançar o que é verdadeiramente importante para você.

Qualquer pessoa pode alcançar resultados excepcionais sem fazer esforços extraordinários. E o saldo é: uma vida com menos trabalho, menos preocupação, mais sucesso e mais diversão.
Read More

sábado, 20 de agosto de 2016

Poema Limpo


de Ryan Mainardi (Editora Schoba)

O escritor sobradinhense Ryan Mainardi, de 29 anos, escreve sobre as angústias do ser em ‘Poema Limpo’ (Editora Schoba, 64 páginas), onde ele de certa forma responde ao Poema Sujo de Ferreira Gullar, a quem dedica o livro. 

Assim como eu seus livros posteriores, Palimpsesto (romance) e Metâmeros (contos), o autor conta de forma autobiográfica sobre sua rotina, trancado em um apartamento na cidade de Porto Alegre, cercado pela fumaça dos cigarros e as garrafas vazias de vinho, atormentado pelas idas e vindas dos amores.


Neste local, ele observa pela janela a decadência da cidade, refletindo sobre uma existência artística brutal. E brutais são seus poemas, as palavras ferem, e é impossível não se identificar, nem sair magoado após algumas páginas. A verdade machuca, e a realidade é o que todos nós mais tememos; a compreensão da insignificância dos seres humanos frente a grandiosidade da vida e do universo. 


Apesar da pouca idade, o autor externa um tipo de amargura de quem viver – e sofreu- muito. Assim, o Poema Limpo, acaba sendo um forma de purificação para um mundo feio e sujo, para uma existência manchada pela dúvida. 
Confira um trecho:

"Nesta vida nada se perde nem se ganha     todas as batalhas são vãse mesmo sabendo dissohá dias    (como esse)em que tudo parece perda em cima de perdae sinto que nem tenho mais nada a perder     que já levaram tudo     que já me fui de mim     que esta escrita revela só o que foi                                                  o que fui
                              no passado                              porque o que é                              não háas perdas levaram                              lavaram                              mataram.


Todo ser humano nasce fiel a si mesmomas depois a vida vai corrompendo esta fidelidadecom golpes fortes e carícias           promessas           seduções           medoso mundo vai se infiltrando em nós                        até que nós não existamos mais                        até que o nosso eu morra                                 e o reflexo vazio que vemos no                                      [espelho do banheiro]                                      e em coquetéis lotados                                      assuma o seu lugar                                      como parte do mundo                                      dono de um corpo                                      (de um lugar na sociedade)                             casca oca                                      vazia."



É impossível passar pelas páginas deste poema e não se sentir tocado de diversas formas, pelo medo, pela tristeza, pelo riso, pelo entendimento, pela depressão, pela solidão. Enfim, as páginas são retratos de uma miríade de sentimentos humanos, tão comuns a todos nós, mas exacerbados pelo contar de sua própria história. Uma obra bela, porém cheia de angústia e medo, assim como a vida. 
Read More

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Conheça O Livro das Ideias Brilhantes


O Livro das Ideias Brilhantes é um livro interativo, recheado de atividades como escrever as primeiras linhas de um grande romance, desenhar criaturas engraçadas e bizarras e dar nomes a elas, completar balões com diálogos hilários, criar mapas de lugares imaginários e pintar neles construções impossíveis. A sua obra-prima está a um livro de distancia com o lançamento da Editora Valentina. 

Conheça algumas das atividades propostas:


Read More

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Humanidade: com ou sem fé?


A editora Edipro, em parceria com o Instituto Aquinate, continua a empreitada de publicar uma série de textos inéditos, editados em vernáculo, acessível com breve introdução descritiva e notas à tradução no intuito de pouco ou quase nada interferir nas obras. A partir desse propósito é que chega às livrarias de todo o país o livro A fé, escrito por Tomás de Aquino, traduzido por Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. 

A obra – que é uma tradução inédita em português da questão 14 das Quaestiones disputatae De Veritate, composta de 12 artigos – expõe com excelência a distinção entre a fé formada e a fé informe. Este material vem para auxiliar o leitor de noções básicas da visão do autor sobre a fé, natureza, definição, ato, objeto, unidade, efeitos, dons e relação com a razão e com a ciência. 

O objetivo do autor não foi trazer uma única verdade sobre a fé. Neste compilado de artigos ele traz as indagações mais importantes que foram descritas em 12 capítulos: O que é crer?; O que é a fé?; A fé é virtude?; Qual é o sujeito da fé?; A caridade é a forma da fé?; A fé informe é virtude?; É o mesmo hábito da é informe e o da fé formada?; O objeto próprio da fé é a verdade primeira?; Pode haver fé sobre as coisas sabidas?; É necessário que o homem tenha fé?; É necessário crer de modo explícito?; É a mesma fé a dos modernos e a dos antigos? 

Os tradutores, Paulo Faitanin e Bernardo Veiga, realizaram diversas pesquisas a respeito dos textos dos Padres citados pelo autor no livro. As referências foram seguras, de modo a ajudar o leitor a entender melhor o contexto e acompanhar claramente a leitura. 

"Tomás define a fé como uma virtude infusa por Deus no intelecto, que traz uma verdade a que o intelecto assente e um bem que a vontade consente. É o dom que ilumina o intelecto do homem com as sementes da verdade primeira, projetando-o para ver com mais clareza as verdades segundas. Por esse mesmo motivo, a razão e fé não se opõem, mas se completam na atual vida do homem." p. 28
Read More

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Release Vovô volta a ser criança

Vovô volta a ser criança é um livro infanto-juvenil que conta a história de Léo, um garoto de 13 anos que passa a maior parte do tempo com seus avós paternos, ambos de descendência italiana. 

Léo conta histórias engraçadas vividas pelo seu avô, sem saber que na verdade as situações são sintomas de algumas doenças da fase senil, entre elas o mal de Alzheimer. O livro cita prevenções, cuidados e tratamentos para essas doenças.

Durante o enredo, a autora destaca algumas palavras do idioma italiano com tradução no rodapé , por isso o livro tem vários focos: falar da saúde , incentivar o aprendizado de um novo idioma e diversão, pois em cada abertura de capítulo há um desenho para colorir. 

Um dos objetivos da obra é poder explicar para as crianças o processo de envelhecimento do ser humano. Tudo de maneira apropriada para a faixa etária, a leitura instiga para uma reflexão e conscientização, além de auxiliar as crianças que estão passando por problemas parecidos com seus avós ou outros entes queridos.
Read More

Bridget Jones agora é da Editora Paralela

Bridget Jones agora faz parte do catálogo da Paralela! Já faz mais de 20 anos que saiu o primeiro livro, acreditam? O tempo voa! O clássico de Helen Fielding criou uma personagem perfeitamente imperfeita que continua atual e afiada como nunca. Além da notícia, confira as capas da nossa edição dos dois primeiros títulos:

- O Diário de Bridget Jones
Inteligente, sarcástico, hilário, atual. Estas são as características que fizeram do livro um grande sucesso de vendas. Escrito na forma de diário, o romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma solteira de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e com extrema sensibilidade pela jornalista britânica Helen Fielding. Bridget trabalha em uma editora, mora sozinha, é apaixonada por seu chefe e cultiva o hábito de conversar com amigas que, em torno de uma mesa de bar, sempre têm soluções teóricas para todos os problemas. É impossível ler este diário e não se identificar com a protagonista. O mundo está mesmo repleto de Bridgets.

- Bridget Jones: No Limite da Razão
Depois de muito sofrer, Bridget Jones finalmente arranjou um namorado. Mas sua vida, ao contrário do que suas fãs poderiam imaginar, não se resolve. Apenas surgem novos problemas. Como a falsa amiga, que vive dando em cima do consorte de nossa heroína. Apesar de tudo, Bridget consegue manter o bom humor neste livro que, como o antecessor também chegou ao topo das principais listas de mais vendidos em todo o mundo.
Read More

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Guardians of the Galaxy: A Origem dos Guardiões da Galáxia

0
de Thomas Placios, Ron Lim e Dean White (Editora Abril)

Este livro conta um pouco da história de origem da equipe de super heróis que a maioria das pessoas veio a conhecer com o filme de 2014. Na história, o terráqueo Peter Quill, também conhecido como o Senhor das Estrelas, bandido e forada lei, se une a um grupo de desajustados estelares com quem luta contra as ameaças do império Badoon.


Fazem parte dos Guardiões da Galáxia a guerreira Gamora, criada pelo vilão Thanos, Drax, O Destruidor, que viu sua família ser assassinada e está em busca de vingança, um ser arbóreo humanóide chamado Groot, e um guaxinim sobrevivente de experiências científicas, chamado Rocky Racum.Unidos apesar de suas diferenças, o grupo impedirá o avanço do império inimigo.


O livro, com capa dura e uma edição mega caprichada tem apenas 47 páginas, e pode enganar um pouco, porque pelo formato parace uma HQ. Apesar de se apropriar da linguagem e de ter algumas ilustrações que lembram os quadrinhos, na verdade este é um livro ilustrado, mais voltado para crianças e jovens.


Contando o início do grupo de super heróis criado em 1969, de forma que difere da narrativa do filme, esse livro serve de boa introdução para quem quer conhecer as histórias de origem da Marvel, fora do MCU. Por exemplo, uma das grandes diferenças é a presença no livro do pai de Peter Quill, que ainda não deu as caras no cinema, fato que deve acontecer apenas na sequência que estreia em 2017.



No geral não é uma leitura profunda, a linguagem é bem simples e direta, mas as ilustrações e o trabalho de impressão ficaram fenomenais, transformando este em um bom item para quem gosta de colecionar (como é o meu caso).

Para quem ainda não conheceu o filme, é um dos meus favoritos da Marvel (e olha que amo muito a casa). Dirigido por James Gunn, o filme lançado em 2014 é estrelado por Chris Pratt, Zoe Saldana, Bradley Cooper e Vin Diesel. Além de ser uma história de super-herói que foge ao óbvio de várias maneiras, o filme é muito divertido, belo visualmente e tem uma trilha sonora simplesmente fenomenal.

Confira o trailer legendado:

Read More

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena