quinta-feira, 28 de junho de 2018

A fauna brasileira registrada nas fotos de Araquém Alcântara


Às vésperas de comemorar 50 anos de carreira, o mais importante fotógrafo de natureza do Brasil, Araquém Alcântara, reúne, pela primeira vez em um só livro, as suas melhores fotos de animais. São diversas imagens da fauna feitas pelo autor, em mais de uma centena de expedições pelo país.

A coletânea reúne desde fotografias que ficaram famosas pelas suas lentes até novas imagens de onças, aves, cobras, jacarés, entre outros animais, tiradas em suas últimas viagens. Além disso, histórias e curiosidades sobre os registros são contados pelo autor, em versão em inglês e português, como forma de documentar fatos importantes de sua história. 

“Da primeira onça a gente nunca esquece. Foi há 40 anos, numa viagem para Manaus. O jovem fotógrafo ouviria uma conversa entre dois garçons, que então lhe pareceu um chamado: – E aquela onça? Tá aparecendo lá no igarapé? Araquém estava na capital para cobrir a inauguração de uma empresa, mas aquela história... “Foi uma força a me compelir”, lembra sorrindo. Na manhã seguinte já estava perto de Manacapuru, a 85 quilômetros de Manaus. Tremendo com uma tele 200 na mão, ele entrou na mata e subiu o igarapé. Lá veio o bicho, e mordeu o galho.”

Em madrugadas na Amazônia, nas noites fechadas das chapadas ou em incansáveis caminhadas pelo sertão, Araquém construiu um retrato impressionante da fauna brasileira e inventou um estilo único. Contemplativo e obstinado, ele foge do lugar-comum para alcançar um país de verdade.

Sobre o Fotografo

Consagrado em mais de 75 exposições nacionais e internacionais, Araquém Alcântara foi o primeiro fotógrafo a produzir um trabalho sistemático sobre os ecossistemas do Brasil. Nascido em Florianópolis, criado em Santos e morador de São Paulo, formou-se em jornalismo, mas, por sorte nossa não foi fisgado pelo glamour das fotos urbanas. Preferiu ter a câmera como extensão dos seus olhos em perigosas expedições pelo interior do país, de onde nos revela imagens que, nas cidades, nem sonhamos existir.


0 comentários:

Postar um comentário

Conteúdo Relacionado

© 2011 Uma Leitora, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena